Angelo Antonio ZurloColunistasSlide

129 anos da emancipação de Santa Teresa

Por Dr. Zurlo

Primeira comunidade fundada por imigrantes italianos no mundo, assim é reconhecida Santa Teresa, a “doce terra do colibri”. Foi emancipada do Município de Santa Leopoldina no dia 22 de fevereiro de 1891, e, no romântico dizer do Desembargador Luiz Carlos Biasutti, “como uma singela flor dos Alpes, começou a crescer às margens do Rio Timbuy, perto da igreja matriz, junto aos seus pés de café”.


No dia dois de março de 1891 foi instalada a intendência Municipal de Santa Teresa, ou seja, o órgão governamental, segundo as normas daquela época. Uma característica única em nosso País e talvez em todo o universo, é que tal Intendência, esse órgão governamental, era formado por cinco cidadãos de diferentes nacionalidades, ou seja, Presidente Jerônimo Vervloet (luxemburguês); intendentes: Fortunato Broilo (italiano), Alexandre Felipe (austríaco), Dr. Emílio Haussler (suíço) e Julião Floriano do Espírito Santo (brasileiro).


Para demonstrar a dedicação e o amor que tais cidadãos tinham por esta terra basta dizer que a primeira lei por eles elaborada, o Decreto nº 01, foi o Código de Posturas do Município ou seja a organização da cidade, e, só depois, pelo Decreto Nº 02, cuidaram da receita e despesa para custear o funcionamento do órgão governamental.


Fundada há 145 anos, ao completar o 129º ano de emancipação, Santa Teresa conta com ótima produção agrícola, inclusive a vitivinicultura, pecuária, indústrias e desponta para o turismo em face de sua história, seu clima agradável e verdejante natureza, recordação de Augusto Ruschi, O Museu Mello Leitão. A cultura, conta com o grupo de danças alemãs, trombonistas da Serra dos Pregos, o grupo de danças da Escola Santa Catarina. No âmbito do ensino contamos com duas entidades de ensino superior (ESFA e Ensino Agropecuário). língua italiana, nas escolas

municipais. O Circolo Trentino realiza a Festa do Imigrante e exibe sua banda musical, os coros adulto e infantil e o grupo de danças, além de proporcionar aulas de italiano aos interessados. E agora, Santa Teresa é Cidade Irmã de Novaledo, do Trentino, norte da Itália. Esta é a nossa Santa Teresa, uma terra que deixou de ser um sonho. É uma realidade.