GeralSlide

Entrevista com o prefeito Kleber Medici

Em seu primeiro mandato, o prefeito de Santa Teresa, Kleber Medici, advogado, Engenheiro Agrônomo e Contador, pós graduado em Gestão Pública, com um trabalho dedicado à sociedade teresense, seja em suas atividades pastorais na Igreja ou em associações civis,  o chefe do executivo fala nessa entrevista, de seu primeiro ano como gestor do município e dos investimentos e serviços prestados à população, nas diversas áreas. 

WhatsApp-Image-2022-02-25-at-19.15.54-2-225x300 Entrevista com o prefeito Kleber Medici

STN – Prefeito, qual avaliação o senhor faz desse primeiro ano à frente do executivo municipal? 

Kleber Medici – 2021 foi um ano desafiador, por várias razões: inflação, pandemia, desemprego, custo de vida alto, limitações administrativas impostas pela Lei Complementar nº 173/2020, dentre outras. Embora tenha sido um ano difícil, a Prefeitura de Santa Teresa conseguiu implementar diversas ações em favor do município. Foram investidos milhões de reais em parceria com o Estado e com a União, para que a cidade e os cidadãos tivessem serviços públicos de qualidade. 

 

STN – Na saúde, quais os principais desafios enfrentados? 

KM – No começo da nossa gestão identificamos e diagnosticamos os problemas existentes e apresentamos soluções, que foram ao longo do ano sendo  implementadas, apesar da pandemia. Podemos citar a locação de 02 (dois) veículos ambulância e aquisição, com recursos próprios, de um novo veículo ambulância para Várzea Alegre, manutenção da frota de veículos, contratação de profissionais médicos, dentistas, técnicos de enfermagem, motoristas e auxiliar de serviços gerais, recompondo o quadro de servidores. Realizamos mutirão de consultas em oftalmologia e ultrassonografia,  aumentamos a oferta de exames laboratoriais. Inauguramos a reforma da Unidade de Saúde de  São João de Petrópolis e estamos reformando a Policlínica. Garantimos 100% do repasse de recursos ao Hospital Madre Regina e à Pestalozzi. Neste ponto, é preciso destacar o desempenho do gestor da pasta, Fausto Covre e os secretários adjuntos Isabela e Claudemir, que com muito respeito e responsabilidade têm conseguido resultados importantes para o nosso município, exemplo em relação ao enfrentamento à COVID, quando muitos municípios vizinhos já estavam com a vacinação adiantada em relação à idade vacinal das pessoas, muitos reclamaram, porém optamos por seguir à risca os protocolos deliberados pelo Ministério da Saúde e pelo Governo do Estado e, como resultado, no final de 2021 éramos referência em vacinação, com mais de 82,2% da população geral vacinada.

WhatsApp-Image-2022-02-25-at-19.15.54-1-300x135 Entrevista com o prefeito Kleber Medici

STN – Qual sua posição sobre a obrigatoriedade decretada pelo Estado de vacinação de 5 a 11 anos? 

KM – As novas publicações da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que é eficaz e segura a vacinação de crianças a partir de cinco anos. Como o Ministério da Saúde e Governo do Estado estão implementando a vacinação em todo o Brasil e no Espírito Santo, nós, como município, seguimos os protocolos. Portanto, comprovado que as vacinas nessa faixa etária são eficazes, seguimos as recomendações. 

WhatsApp-Image-2022-02-25-at-19.15.53-300x122 Entrevista com o prefeito Kleber Medici

STN – As estradas de chão no município estão muito prejudicadas pelas chuvas. Tem algum planejamento para que possa melhorar a mobilidade para produtores e para as crianças que precisam ir para a escola?

KM – Em 2021, fizemos a manutenção das estradas principais, que estavam em perfeito estado de conservação até o mês de outubro. Conseguimos também adquirir, em parceria com o governo do Estado, mais de 7.000 m² de calçamento rural (Tabocas, Alto Várzea Alegre, Milanesi e Córrego Seco). Ocorre que, a partir de outubro o volume de chuvas, há anos não visto em todas as regiões do nosso município, acabou por danificar todas as estradas, dificultando significativamente o tráfego de veículos. Mas graças ao bom Deus, esta mesma chuva permitiu a recomposição dos nossos mananciais e a redução dos custos com irrigação das lavouras.  É importante destacar que, neste período de intensas chuvas, nossos operadores continuaram a trabalhar, patrolando e cascalhando os pontos críticos que, por vezes, precisavam ser refeitos pelo retorno das chuvas logo em seguida ao término do serviço. Temos consciência de que, mesmo com a dedicação dos nossos servidores, não foi possível alcançar todos os pontos críticos, mas continuaremos trabalhando para eliminá-los e garantir a devida manutenção das estradas principais. Deixo aqui o meu agradecimento ao ex-secretário Virgílio Madeira pela dedicação. Tenho certeza de que o novo gestor da pasta, Delosmar Romagnha, vai trabalhar incessantemente para garantir a melhoria das estradas rurais.

WhatsApp-Image-2022-02-25-at-19.15.54-300x225 Entrevista com o prefeito Kleber Medici

STN – As ações da secretaria de agricultura chegaram ao produtor rural? 

KM – Tenho certeza que os produtores rurais ficaram satisfeitos com a elaboração do regulamento do Pronaf, pelo respectivo conselho, pois, várias distorções foram eliminadas. A regularização do projeto Barraginhas e a aquisição, através da Seag, de 02 escavadeiras hidráulicas, também vem beneficiando inúmeros produtores rurais. A construção de 3 pontes (Várzea Alegre, Nova Valsugana – 2)  e uma quarta que será montada, breve, em Goiapaba-açu também demonstram a atenção desta secretaria com o meio rural. Ainda, estamos capacitando, principalmente os pequenos agricultores, para garantir que agreguem valor aos produtos tradicionais.

 

STN – Recentemente o Senhor publicou nas redes sociais que seria construído um Creas, quando começará a obra?

KM – Antes de falar sobre a construção do Creas, gostaria de deixar registrado que pela secretaria de Assistência Social a primeira ação do nosso governo foi a reforma do Conselho Tutelar, já entregue. Em relação ao Creas, a obra será efetivada com recursos próprios e do governo estadual e o início está previsto para este mês. Quero aproveitar para dizer que também iremos construir uma brinquedo-praça no bairro Jardim da Montanha. Não poderia deixar de agradecer à Sociedade Civil Organizada que, durante o período crítico da pandemia, juntamente com servidores desta Secretaria, distribuíram 1290 cestas básicas à população em vulnerabilidade. Por fim, através da Secretaria de Assistência Social foi repassado um ônibus e uma Van à Pestalozzi.

WhatsApp-Image-2022-02-25-at-19.15.55-300x225 Entrevista com o prefeito Kleber Medici

STN – A secretaria de obras e infraestrutura é considerada uma das mais complexas, fale um pouco sobre as ações realizadas nesta pasta.

KM – Através da secretaria de obras adquirimos, com recurso próprios, duas áreas em Várzea Alegre para construção de uma praça e um campo society e a outra para guarda de máquinas e equipamentos. Finalizamos os procedimentos licitatórios para instalação de iluminação pública em São João de Petrópolis, 25 de Julho, Santo Antônio do Canaã e comunidade do Rúdio. Reformamos a Praça de Santo Antônio e estamos finalizando, no mesmo distrito, um campo society. Realizamos três vezes, durante o ano, a limpeza dos córregos. Com recurso estadual adquirimos um caminhão compactador para resíduos sólidos, que deverá chegar nos próximos meses. 

STN – Quais os principais eventos realizados pela Secretaria de Turismo e Cultura?

KM – A secretaria de Turismo e Cultura, apesar da Pandemia, remodelou o calendário passando para as estações. Os principais eventos realizados foram: Buona Pasqua, Stagione Invernale, XXX Festa do Imigrante Italiano, Primavera Teresense (Feira de Flores), Festival Primavera Teresense e Encantos de Natal. Não tenho dúvida de que este novo formato de eventos trouxe equilíbrio ao empresariado teresense e, por conseguinte, garantiu renda e emprego, principalmente no período mais crítico da pandemia.

 

STN – Na educação, quais foram as ações? 

KM – Em 2021 investimos mais de R$ 10 milhões na educação. Reformamos a Emei Nonna Cizela. Estamos reformando a Emei Professor Hausler e estaremos, em breve, iniciando o processo licitatório para reformar a Emei Emilinha. Estamos buscando novos recursos para a reforma das demais escolas municipais. Com recursos próprios adquirimos um terreno no bairro Dois Pinheiros para a construção de uma creche. Conseguimos junto a parlamentar federal R$ 2.000.000,00 para esta construção, o valor já está empenhado. Com recursos próprios adquirimos e distribuímos Kit Escolar (mochila e material) para todos estudantes da rede pública municipal. Também adquirimos, com recursos próprios, 06 ônibus escolares e, outros dois, através do Funpaes (serão entregues em 2022). Distribuímos Kit Alimentação para todas as famílias dos estudantes da nossa rede. Adquirimos brinquedos para todas as escolas. Valorizamos os profissionais da educação com reposição do piso salarial da categoria defasado há mais de década e concedemos um reajuste antecipado à categoria, no percentual de 12%, retroativo a janeiro de 2021. 

 

STN – Por falar em reajuste, os servidores também tiveram uma revisão de seus salários este ano? 

KM – Sim.  A valorização do servidor público foi um compromisso que assumi, não só porque também sou servidor público, mas porque sei da importância deste profissional para que os serviços essenciais cheguem à população teresense.  Fico feliz, porque já no primeiro ano de nossa gestão foi possível, após vários estudos, viabilizar uma recomposição salarial, além do aumento de 100% no ticket alimentação para todos servidores do município. Agora estamos concedendo a Revisão Geral Anual no percentual  de 10% aos demais servidores, que receberão na folha de março, retroativo a janeiro de 2022. Além disso, a Câmara também aprovou a adequação que fizemos da tabela salarial dos servidores da administração e da saúde, além dos valores dos demais cargos e funções. A minha felicidade aumenta porque esta é uma conquista esperada, há décadas, por todos os servidores municipais e a nossa gestão garantiu que a esperança se transformasse em realidade. 

 

STN – Alguma outra consideração que o Senhor deseja fazer em relação à Administração Pública?

KM – É importante ressaltar que as atividades bem planejadas e implementadas por todas as secretarias são fundamentais para o bom desempenho da máquina pública. A equipe que formamos tem trabalhado com muita dedicação e carinho para com a coisa pública. 

Como não foi possível falar de todas as pastas, deixo aqui o meu reconhecimento pelo trabalho dos secretários, subsecretários e demais servidores públicos, que não estão medindo esforços para que o serviço público chegue com qualidade à população teresense. Estas ações poderão ser conferidas no Anuário que será distribuído em diversos pontos do nosso município. Seguimos por uma Santa Teresa melhor!

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408