GeralSlide

Cadeirante fica sem atendimento na unidade de saúde de Alto Caldeirão

O cadeirante Luis Henrique Uliana Buss teve seu pedido de teste de covid negado no posto de saúde de Caldeirão. Segundo a família ele também foi maltratado pelos agentes da unidade. A reclamação chegou até o secretário de saúde Fausto Louvre que resolveu o problema enviando um agente até a casa de Luiz, realizando o teste. Segundo o secretário, os fatos serão apurados e providencias tomadas.

 

O incidente aconteceu ontem no dia 08 de março quando Luis Henrique Uliana Buss, a mãe Catharina e a namorada Giovana Dos Santos Uliana, foram à unidade de saúde de Alto Caldeirão fazer o teste para o Covid 19, pois Luiz Henrique apresentava sintomas. 

De acordo com Catharina Uliana, ela e a Giovana, namorada de Luiz, chegaram na unidade às 07:55h da manhã, havia 5 pessoas na fila à frente e esperavam a vez de fazer o teste. “Todas foram atendidas e realizados os testes e quando chegou a nossa vez a Marília e a dentista da unidade que estavam realizando o procedimento, começaram a chamar todos para mostrar os resultados, em vez de realizar o teste em nós”. Reclama.

Catharina explica ainda que os agentes foram desrespeitosos. “Mesmo eu informando que a Giovana tinha horário de trabalho a cumprir em Santa Maria de Jetibá. Deixamos a unidade às 08:35h sem fazer os testes, para que ela não chegasse atrasada. Nós esperamos 40 minutos, o que é tempo suficiente para ser realizado os testes e ainda sair o resultado,  complementando que meu filho é cadeirante e tem preferência. Gostaria que tomassem as medidas administrativas com relação a esses servidores”. Afirmou.

Luiz Henrique diz que está proibido de frequentar as aulas, porque depende do resultado do exame. o caso foi levado a ouvidoria da prefeitura do município ontem mesmo pela manhã.

Moradores dizem que no dia que tem médico, só atende sete pessoas e às vezes tem filas quilométricas para apenas sete vagas.

Entramos em contato com a assessoria de comunicação da PMST sobre o caso, mas até a publicação desta matéria não houve resposta.

Catharina Uliana informou na tarde de hoje que O secretário Fausto Louvre foi atencioso ao receber sua reclamação e disse que vai apurar os fatos e tomar providencias. Como prometido pelo secretário, uma agente esteve na casa de Luiz Henrique e realizou de forma atenciosa o teste.

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408