Enquanto Invasores se confrontam na grilagem, o dono aparece e pede reintegração.
Enquanto invasores brigam pela posse de uma propriedade em Alto Santo Antônio, o verdadeiro dono, Luciano Lírio de 80 anos, que julgavam morto, aparece para rever sua terra.
Em Santa Teresa, uma propriedade de mais de 50 hectares localizada às margens da Estrada velha de Alto Santo Antônio, divisa com a Reserva de Lombardia, está sendo alvo de disputa por grileiros que dizem ter direito sobre a terra.
Dileuza do Nascimento, curadora legal de Luciano Lírio dos Santos, diz que a terra possui escritura há mais de cem anos, e já entrou com a ação de reintegração de posse.
De acordo com Dileuza, Luciano Lírio, teve que se ausentar nos últimos anos devido o agravamento dos sintomas de esquizofrenia e de outras doenças, porém visitava a propriedade mensalmente, cuidando,carpindo, limpando, porém durante a pandemia, ficou mais difícil para o ancião viajar e fazer a manutenção e foi aí que aconteceu a invasão, em julho de 2021. “Em 2018 devido ao grau de instabilidade emocional, aliado a outras doenças, também esquizofrenia, a justiça me nomeou curadora do meu tio Luciano, para estar representando ele em todas as instâncias da vida. Além da reintegração de posse, entrei com uma ação criminal contra os invasores por arrombar a residência, furto e ameaças. Também já denunciei os crimes ambientais no Idaf , como queimadas, supressão de vegetação e intervenção sem licença, e já pedi o embargo das ações na propriedade, O Idaf está analisando o caso”. Explica.