CulturaKleber MédiciSlide

Poetize-se, uma forma de transformar pessoas e cidades

kleber-1-283x300 Poetize-se, uma forma de transformar pessoas e cidades

Na nossa gestão uma das metas é trabalhar o turismo, em especial, através da cultura. Remodelamos o nosso calendário de eventos que passou a ser por estação. 

WhatsApp-Image-2022-08-18-at-09.36.04-300x138 Poetize-se, uma forma de transformar pessoas e cidades
Durante a entrega do Prêmio Virgínia Tamanini a escritora Sandra Gasparini.

Substituímos alguns eventos de massa de forma a garantir uma constância de visitantes e turistas no município, rompendo a ideia de alta e baixa estação. No lugar de um evento de 40 mil pessoas optamos por fazer 4 eventos de 10 mil pessoas. Desta forma, a cidade pode acolher e atender melhor a todos e o empresariado lucra em quatro e não mais em único evento. Por consequência, geramos mais empregos vinculados à iniciativa privada e o dinheiro circula bem mais no mercado local.

Uma das formas de garantirmos o sucesso deste planejamento foi acreditar e agir para que a Doce Terra dos Colibris aumentasse os investimentos em talentos artísticos locais e regionais, reconhecendo o merecido espaço de outras formas de arte, com públicos diferenciados. Idealizamos o musical sobre a Imigração italiana e o festival de música primavera teresense em formato inovador de festival, capaz de valorizar ainda mais o artista, o qual vai acontecer de 07 a 10 de setembro. Não podemos deixar de citar outros eventos como encantos de Natal, Festa, festival de rock e festival de teatro.

Neste contexto, o “Poetize-se” ocupou o seu espaço permitindo ao público conhecer obras produzidas por pessoas que muitas vezes não tinham espaço para expor seus talentos. 

Ao se permitirem participar, passam a fazer parte de um novo espaço cultural e a contribuir com a sua arte, para a necessária reflexão sobre problemas do cotidiano, como a violência, o imediatismo, o individualismo, os medos, as angústias causados pela simples falta de sensibilidade em perceber-se e perceber o que está ao redor. Por outro, também permite-se na relação, rememorar o amor. 

O “Poetize-se ” reverenciando a arte de Virginia G Tamanini permitiu que eu entregasse uma das estatuetas, desenvolvidas pelo escultor Nilson Camizão, a outra ilustre escritora teresense, Sandra Gasparini. Por fim, criar momentos e espaços como o “Poetize-se” organizado por Girlane Lima da Além do Horizonte Produções, Thiago Alves da Pitanga Produções e Evandro Seixas do Santa Teresa Notícia, permite reflexões sobre como a arte e a cultura podem contribuir para a transformação das pessoas e das cidades. 

 

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408