Esportes

A paixão pela maratona

Ele correu as mais importantes maratonas internacionais do Brasil como a São Silvestre, Maratona do Rio – RJ , Volta da Pampulha – BH, as 10 Milhas Garoto- ES, entre outras provas.
Estamos falando de Estéfane João Novelli, o esportista que coleciona quase uma centena de medalhas, todas de maratonas. Novelli nasceu e viveu toda sua vida em Santa Teresa e a partir de 2010 resolveu trilhar o caminho de maratonista.
Como a maioria dos garotos, Estefane sempre gostou de futebol. Acostumado ao ritmo dos campos sempre sonhou em realizar as 10 Milhas Garoto. Ao realizar este percurso em 2010 viu que este esporte é muito diferente do futebol que sempre gostou, daí pra frente, encantado com a energia positiva que recebeu no evento se dedicou ainda mais ao esporte.
“ Foi uma experiência totalmente diferente. No futebol o jogador nem sempre é aplaudido e incentivado, há ocasiões que seus próprios companheiros perdem a bola em campo. Já na maratona acontece o contrário, fui várias vezes surpreendido por competidores me incentivando a completar o percurso.” Explica.
Estéfane diz que desde janeiro deste ano vinha sentindo dores no quadril esquerdo , após diagnosticado por médico especialista foi constatada uma lesão. Mesmo assim , participou da última edição da maratona do Rio conquistando seu melhor tempo e colocação no percurso 3:16:56 conquistando o 21º lugar na categoria. “Nessa maratona do rio, pensei em desistir com mais da metade do trajeto concluído, além das dores por conta da lesão, o calor é um fator que atrapalha muito. Esta maratona é uma das mais belas do mundo, a vista da praia é maravilhosa do início ao fim, quem busca bater seu recorde em pista normalmente busca outra prova pois esta possui trechos com elevações, além das altas temperaturas que consequentemente retarda o resultado final de cada atleta.” Afirma.
Desde 2010, Estéfane participou de três das edições da Volta Internacional da Pampulha -BH, em 2013 concluiu a Corrida de São Silvestre, uma Maratona do Espírito Santo que vai de Guarapari a Vila Velha e sete vezes as 10 Milhas Garoto sendo uma delas concluída com um tempo de 1:03:18 .
Leidiana Nunes sua esposa começou a vida de maratonista incentivada por ele. Ela também realizou a Maratona do Rio e outras competições. Ambos fazem parte do Clube de Corredores de Santa Teresa fundado por Sandro Márcio Asmar de Gouveia que também é presidente do clube.
Estéfane conta com o apoio de seu treinador Bernardo Ramos que mora em Vitória. A lesão sofrida pelo atleta o afastou dos treinos por alguns meses, contudo sente-se confiante para retomar os treinamentos.