CulturaSlide

Escolas públicas da rede municipal apresentam os resultados do projeto LiteraAGINDO

Do dia 24 até o dia 28 de outubro as escolas da rede pública municipal apresentaram os resultados do projeto LinterAGINDO que visa melhorar o processo de leitura e escrita dos estudantes. “O projeto possibilita aos estudantes a interação com o mundo, a partir da leitura, que ensina, transforma e constrói, um estímulo à educação da sensibilidade estética”. Kátia Wietchesky.

20221028_133321-300x128 Escolas públicas da rede municipal apresentam os resultados do projeto LiteraAGINDO
Os alunos do 5º ano da Escola Ethevaldo Damazio posam para fotografia após a apresentação teatral.

De acordo com a secretária de educação de Santa Teresa, Kátia Wietchesky, as escolas municipais desenvolveram nesse período, as ações de culminância do projeto LiterAGINDO “descobrindo o mundo, tecendo sensibilidades”. “Trabalhando a leitura como fonte de prazer e conhecimento, o projeto interage com diversas áreas do conhecimento, e o projeto visa desenvolver a prática literária entre os estudantes, o desenvolvimento da oralidade, da criatividade, da imaginação, da percepção visual e auditiva, possibilitando assim, o acesso aos diversos tipos de leitura, efetivando o processo da leitura e escrita”.

IMG_20221027_155551-300x138 Escolas públicas da rede municipal apresentam os resultados do projeto LiteraAGINDO
No Pessanha Póvoa a turma da professora Vera posa para foto após a apresentação da peça teatral que explica a interação da natureza com as forças naturais e o ser humano.

A secretária explicou ainda que ao longo do ano letivo foram desenvolvidas atividades e situações em diferentes ambientes e com diferentes propósitos, visando o estímulo à leitura com sentido e significado não só no contexto escolar, mas para além desse espaço, de modo que o gosto pela leitura ultrapasse os muros da escola e siga o estudante durante sua vida. “A Literatura desenvolve em nós a sensibilidade, tornando-nos mais compreensivos, reflexivos, críticos e abertos para novos olhares e possibilidades diante da nossa condição humana, nesse sentido, com atividades voltadas para o papel ativo e interativo dos estudantes, as unidades de ensino da rede municipal proporcionaram momentos valiosos de compartilhamento de conhecimentos entre os estudantes e com as famílias e comunidade”. Concluiu.

20221028_135928-300x225 Escolas públicas da rede municipal apresentam os resultados do projeto LiteraAGINDO
Na exposição do laboratório da Escola Ethevaldo, a professora explica aos pais o trabalho executado pela turma.

A Secretaria Municipal de Educação informou ainda que no mês de novembro, na Semana Nacional da Consciência Negra, estão previstas outras ações de culminância do referido Projeto que faz parte do Calendário de Eventos da Secretaria Municipal de Educação para o ano letivo de 2022.

20221028_132230-300x225 Escolas públicas da rede municipal apresentam os resultados do projeto LiteraAGINDO
O auditório da EEEFM Ethevaldo Damazio estava lotado pelos pais dos alunos para a apresentação.
20221028_135910-300x225 Escolas públicas da rede municipal apresentam os resultados do projeto LiteraAGINDO
Professores decoram a sala de exposições da escola Ethevaldo Damazio.

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408