Chuvas volumosas em todo o Estado, alerta geral para a região serrana
O estado do Espírito Santo entra em alerta máximo por conta do sistema de baixa pressão que se desloca para o oceano com a possibilidade de formação de um ciclone na tarde de hoje (20). De acordo com o Inmet, há muita umidade concentrada sobre o Espírito Santo, podendo ocorrer chuvas intensas na região serrana e Caparaó. Na véspera de natal chuvas volumosas devem ocorrer na faixa litorânea do Estado.
Além da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) favorecer a formação de nuvens carregadas, uma frente fria avança pelo litoral do Sudeste, contribuindo para o aumento das instabilidades. Portanto a previsão é de chuva forte a qualquer hora desta terça-feira (20) e quarta (21), para o ES, com potencial para maiores acumulados nas áreas de divisa com Minas Gerais.
Na quinta-feira (22), as instabilidades persistem na região, com chuva a qualquer hora do dia. No norte do estado, a chuva será bastante forte e ainda poderá acumular volumes expressivos de precipitação. Já a partir de sexta-feira (23), a intensidade da chuva diminui. No entanto, ainda há previsão de chuva moderada a forte no Espírito Santo.
De acordo com o modelo numérico do Inmet, os maiores acumulados de chuva são previstos em uma faixa que abrange o Espírito Santo até o norte de Mato Grosso e sul do Pará. Já em parte do norte da Região Nordeste, na Região Sul e em Roraima haverá predomínio de tempo seco.
Na Região Sudeste, os maiores volumes de chuva podem ficar em áreas do centro e norte de Minas Gerais e grande parte do Espírito Santo, com volumes que podem ultrapassar 150 mm. No leste de São Paulo, Rio de Janeiro e Triângulo Mineiro, os acumulados serão maiores que 50 mm, enquanto no sul de Minas Gerais os volumes podem ficar em torno de 30 mm. Nas demais áreas há previsão de baixos acumulados de chuva que não devem ultrapassar 20 mm.
Temperatura
Para os próximos dias são previstas temperaturas máximas maiores que 30°C (tons em vermelho e rosados) na faixa norte da Região Nordeste e Norte, além de áreas do oeste do Paraná e Santa Catarina, podendo ultrapassar 36°C em áreas do oeste de Mato Grosso do Sul e do Rio Grande do Sul, principalmente no dia 24/12 (Figura 3). Já em áreas de Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia, as temperaturas máximas devem ficar entre 18°C e 24°C (tons em amarelo), enquanto nas demais áreas os valores podem ficar entre 26°C e 28°C (tons em laranja).