GeralSlide

População se mobiliza pela segurança nas escolas

Representantes de pais de alunos deverão comparecer à Câmara Municipal na terça (11) às 18h para pedir providências quanto a segurança na EMEF Ethevaldo Damazio. Vereadores apoiam.

Diante da onda de ameaças e ataques a escolas no sul e no sudeste do país, por grupos criminosos e psicopatas que tentam matar estudantes, um grupo de pais de alunos de escolas públicas de Santa Teresa resolveram fazer um manifesto pacífico para cobrar das autoridades medidas de segurança para as escolas do município.

De acordo com a dona de casa Lorrainy Prasser, que integra o movimento, diz que o protesto acontece às 18h de terça-feira (11) em frente à Câmara Municipal de Vereadores.

“Já recebemos apoio da Câmara de Vereadores, do vice-prefeito e de pais de alunos, o Sebastião Nunes vai usar a “tribuna livre” para falar sobre o problema, tudo o que queremos são providências efetivas, pensamos até numa paralisação escolar até que providências sejam tomadas. Pedimos que as pessoas participem indo à Câmara, se vestindo de branco pedindo paz nas escolas, ou de preto simbolizando o luto pelos inocentes ceifados na tenra infância.” Sugere.

O professor Giovane Prando (Patri) diz  que já protocolou 3 requerimentos ao poder executivo todos referentes a estas questões de segurança, no seu primeiro pedido, depois de uma visita que fez à EMEF Ethevaldo Damazio no dia 22 de setembro de 2022, sentindo a necessidade garantir  melhor segurança à escola, solicitou ao executivo através de requerimento a construção da continuidade do muro que cerca a escola. No dia 30 de novembro, logo após o ataque à escola de Aracruz, o Edil fez novo requerimento em caráter de urgência pedindo providências e sugerindo várias ações de segurança e uma terceira indicação no dia 29 último assinada também pelo vereador Thiago Roldi (PSDB) pedindo as mesmas reivindicações anteriores.

WhatsApp-Image-2023-04-09-at-13.56.11-268x300 População se mobiliza pela segurança nas escolas

O presidente da Câmara Municipal Bruno Araújo (PP) diz que apoia o movimento e convida a população a ajudar os vereadores a cobrar ações efetivas. “Muito boa iniciativa dos pais, porque daqui a pouco esse fato cai no esquecimento e não se previne, imagina se (Deus nos livre) venha acontecer algum incidente com nossas crianças, não nos perdoaremos”. Afirmou o parlamentar.

A prefeitura de Santa Teresa também emitiu um comunicado nas redes sociais convidando os pais dos estudantes da EMEF Ethevaldo Damazio e funcionários para uma reunião na segunda-feira (10) para discutir sobre a segurança na escola.

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408