Quem É Seu Pior Inimigo?
Todos os dias ao ligar a televisão, vemos e ouvimos notícias sobre latrocínio. Não só nas grandes cidades, até mesmo nos sítios das belas e calmas montanhas, as pessoas estão tendo medo de assaltos com mortes, tirando das pessoas a alegria de viver abraçando-as com o maior inimigo da nossa fé; o medo. E porque esses assaltos violentos? Há que se reconhecer que essa situação é a consequência de um tipo de sociedade que olvidou o Evangelho de Jesus Cristo e colocou a acumulação de bens materiais acima das pessoas. Além disso, colocou a competição e não a solidariedade e a cooperação, como valor principal. A lógica da competição vigora, diminuindo a paz aumentando o stress e o medo de perder. Quem não tem quer ter, quem tem quer ter mais e quem tem mais, diz que não tem o suficiente. A vontade de acumular vai alimentando a estrutura do desejo que, como sabemos é insaciável e violento.
E o que fazer para diminuir o medo e a violência? São Francisco de Assis nos inspira a ter mais cuidado uns para com os outros. O cuidado nos faz valorizar a vida e as relações entre todos os seres … cuidar é envolver-se e sentir-se corresponsável pelas criaturas de Deus. Se essa sociedade for regida pelo cuidado à Casa Comum, com os ecossistemas que garantem as condições da biosfera e de nossa vida, cuidado com a insegurança alimentar de cada pessoa, cuidado com as relações sociais no sentido de serem participativos, cuidado com a formação nas famílias, escolas e comunidades, irá permitir às pessoas, um sentido positivo da vida e acolher com harmonia qualquer ser humano “doente” como filho do mesmo Pai.
Quem consegue vivenciar esta fé, se sente seguro com mais leveza, mesmo no meio de risco e ameaças, abraçando a alegria de viver.
Viva a fé que derrota qualquer inimigo!