José Lafaiete é homenageado na Ales
A deputada Raquel Lessa homenageou o agricultor Zé Lafaiete durante celebração do Dia Mundial da Agricultura Familiar na Assembleia Legislativa do Estado. Foram homenageados pequenos agricultores e dirigentes de entidades.
Produtores rurais de vários municípios capixabas foram homenageados durante a sessão solene realizada no primeiro dia de agosto, na Assembleia Legislativa (Ales) para celebrar o Dia Mundial da Agricultura Familiar.
O evento desta terça-feira (1º), foi uma iniciativa da Comissão de Agricultura da Ales, que tem o deputado Lucas Scaramussa como presidente e a deputada Raquel Lessa como membro titular.
Raquel destacou a importância dos pequenos agricultores na economia do estado e no fornecimento dos alimentos para as famílias capixabas. “Eu fico muito emocionada de estar aqui hoje comemorando e reconhecendo algo que eu acredito tanto, que eu vejo na prática o quanto é fundamental para o desenvolvimento do nosso estado”, ressaltou a parlamentar.
Muito querido pela comunidade teresense, José Lafaiete foi um dos homenageados indicados pela deputada. “Meus agradecimentos à deputada Raquel Lessa, é uma honra receber essa homenagem da deputada que é referência em nosso estado, e têm muitos serviços prestados em nosso município”.
No Espírito Santo, segundo o Censo Agropecuário 2017, quase 75% dos estabelecimentos do segmento foram classificados como de agricultura familiar, empregando mais de 213 mil pessoas, o que representa aproximadamente 60% da mão de obra no campo.
O evento contou com a presença de gestores públicos e representantes do setor agrícola, entre eles, o diretor-presidente do Incaper, Franco Fiorot; o presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Espírito Santo (Fetaes), Júlio Cézar Mendel; o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado (Crea-ES), Jorge Luiz e Silva; e o vice-presidente da Associação Nacional dos Produtores de Cacau e diretor da Associação dos Cacauicultores do Espírito Santo, Mauro Rossoni Júnior.
O secretário de Estado da Agricultura, Ênio Bergoli da Costa, falou sobre a participação da agricultura familiar nas produções de pimenta-do-reino, gengibre e pimenta-rosa do no estado, que se destaca nas exportações desses produtos.