Ação ambiental no 2º Passeio Cicloturístico de Santa Teresa
O 2º Passeio Cicloturístico de Santa Teresa explora esse ano o Circuito Rota dos Colibris que abrange a Reserva Augusto Ruschi e como novidade, promove uma dispersão de sementes de mata nativa como pegada ecológica.
Neste final de semana em Santa Teresa os ciclistas irão viver as emoções do cicloturismo incrementando conhecimento aos visitantes e as comunidades que os recebem.
O passeio acontece neste domingo (17) às 08:00hs com saída do Parque de Exposições de Santa Teresa em direção à Rebio Augusto Ruschi em Alto Santo Antônio com percurso de 44Km, 980m de altimetria e medalha para os primeiros 300 participantes. As informações são do organizador do evento Cristiano Neves. “Teremos veículos, 3 pontos de apoio para hidratação durante o caminho, com frutas e água é um percurso auto guiado, com sinalização horizontal e vertical, o passeio vai sair do parque de exposições de Santa Teresa rumo à Reserva Biológica Augusto Ruschi em Alto Santo Antônio, depois seguimos no sentido Goiapaba Açu, fazendo o contorno, saindo na estrada de Lombardia, passando agora por dentro da reserva e retornando ao parque de exposições de Santa Teresa”. Explica.
Pegada Ambiental
Cada participante ganhará uma sacolinha com sementes de árvores da mata atlântica para jogar ao longo do percurso em áreas degradadas ou pouco reflorestadas, a ideia surgiu com a parceria do naturalista plantador de árvores Nilton Broseghini. “É uma ação importante tanto na educação ambiental, quanto na ação efetiva, pois muitas dessas sementes vão germinar e se tornar árvores”. Afirma Nilton.
Rotas Cicloturísticas
Cristiano Neves explica ainda que o Cicloturismo em Santa Teresa surgiu com o objetivo de trazer para a região das 3 santas, um segmento organizado que potencializa o desenvolvimento sustentável através do ciclismo, permitindo conhecer lugares e pessoas, interagir com o meio ambiente e fugir da rotina cotidiana que envolve nossa sociedade. “Anop passado desenvolvemos a Rota Cicloturística Alto Bonito em 2022, um evento bem sucedido, esse ano inovamos com a pegada ecológica, onde faremos uma dispersão de sementes na Rota dos colibris, em torno da reserva Augusto ruschi”. Conclui.
Cicloturismo
Cicloturismo é a experiência de viagens usando a bicicleta como meio de transporte para
O cicloturismo pode ser praticado de forma autoguiada (autônomo) ou contando com o serviço de guiamento profissional. Pode, ainda, ser realizado em grupo ou isoladamente.
Há duas modalidades básicas de cicloturismo: de forma autônoma e com suporte. Viajar com autonomia pode ser praticado tanto solitariamente como em grupo. Nesta modalidade o viajante leva consigo, tudo o que precisa na viagem, normalmente nas bolsas específicas para bicicleta chamadas alforjes.
Na modalidade com suporte, geralmente a(o) viajante contrata o serviço de uma operadora, que organiza o roteiro, hospedagem e alimentação, normalmente transporta os pertences da(o) viajante e oferece serviço de guia com as paisagens e com a cultura visitada.
Em resumo, o cicloturismo é uma maneira sustentável de realizar viagens de bicicleta, de acessar lugares de natureza e cultura exuberante, incrementando o conhecimento do viajante e das comunidades preparadas para recebê-lo. A estas comunidades chamamos “destinos cicloturísticos”, e a demanda mundial para esse tipo de turismo, tem hoje o maior crescimento exponencial registrado pelas agências reguladoras do setor.
Confira o Convite: