Dr. Antônio Angelo Zurlo é homenageado pela Câmara Municipal de Santa Teresa
Por iniciativa do presidente da Câmara de Vereadores de Santa Teresa, Bruno Araújo (PP) e do vereador Vanildo Sancio (PSB), o secretário da mesa diretora da Câmara, professor Renato Cosmi (UB) leu na 31ª Sessão Ordinária, a moção de congratulação emitida pelo poder legislativo homenageando o ex-vereador Dr. Antônio Ângelo Zurlo, pelos relevantes serviços prestados ao município de Santa Teresa ao longo de sua brilhante trajetória pública no município de Santa Teresa.
Moção de congratulações ao ex-vereador Antônio Ângelo Zurlo, nosso estimado Dr. Zurlo, pelos relevantes serviços prestados ao município de Santa Teresa ao longo de sua brilhante trajetória pública, que o teor desta manifestação seja dado conhecimento através de cópia ao homenageado. A presente moção de congratulações é uma sincera manifestação de reconhecimento e homenagem ao ilustre ex-vereador e renomado advogado, Dr. Antônio Ângelo Zurlo, pelos inestimáveis serviços que, ao longo de sua vida pública, tem dedicado ao município. Nascido no interior de Santa Teresa, Dr. Zurlo é filho dos agricultores João Zurlo e Carolina cortelleti Zurlo. Pai dedicado de 3 filhos, Dra. Fernanda, também advogada, Dra. Maria Augusta, médica pediatra e Ângelo Ziviani Zurlo, jornalista em memória. Frequentou a escola agrotécnica, atual Ifes, onde obteve os títulos operário agrícola nos anos 1948 e 1949. Mestre agrícola em 1950, em 1951, técnico em agricultura de 1952 a 1954, além de ter recebido e reconhecimento em operação e manutenção de máquinas agrícolas, conferido pela Internacional. Reverti machine S.A. Em 1952, foi presidente do Grêmio líbero Esportivo e auxiliar do professor de educação física, exerceu função de residente agrícola em Santa Teresa, na Secretaria de agricultura do Estado do Espírito Santo, no período de 1955 e meados de 1956. Aprimorou suas habilidades com o curso básico de inglês ministrado por um casal de americanos, membros do Peace Corpus em Santa Teresa. Através do Instituto Brasil-Estados Unidos de Vitória, entre os anos de 1965 e 1967. Sua dedicação à educação culminou em sua graduação em direito pela Fadir, que no ano de 1972 e desde então é advogado registrado na OAB, cuja atuação profissional foi exercida de maneira exemplar ao longo de sua carreira.
Doutor Zurlo também teve destacada trajetória como servidor do Banco do Brasil no período de 1956 e 1985. Desempenhou a função de fiscal, visitador da carteira de crédito agrícola, pecuário e industrial, atuando nas agências de Lençóis e Mundo Novo, Bahia e Santa Teresa-Espírito Santo. Foi eleito vereador em 1954, durante o último ano de sua passagem pela escola agrotécnica, e em 1996.
Sua dedicação à vereança foi excepcional e ele se destacou como um dos grandes intelectuais a ocupar uma cadeira no poder legislativo teresense. Durante seus mandatos, nunca faltou em sua atuação, com a retidão e a ética.
Desempenhou um papel de extrema relevância em questões cruciais para o município de Santa Teresa, contribuiu significativamente em áreas diversas, tais como ambiental, educacional, no planejamento urbano e na mobilidade urbana, que tiveram impacto positivo em nossa sociedade. Além disso, sua assessoria na assembleia constituinte foi fundamental para a elaboração da lei orgânica municipal. Os serviços prestados por Antônio Zurlo ao poder legislativo e a sociedade teresense são inestimáveis. Sua dedicação, ética e correção são legado que permanecerão como exemplo a ser seguido. Desempenhou a função de assessor jurídico desta casa de leis no biênio 2003 a 2004, período em que dedicou todo o seu conhecimento jurídico ao fortalecimento do poder legislativo. Presidente fundador do Circolo Trentino di Santa Teresa e também do instituto histórico e geográfico de Santa Teresa. Teve notável atuação em prol da cidadania e da cultura, desempenhando um papel essencial na formação de entidades que enriqueceram nossa cidade.
Membro associado do Circolo Trentino di Santa Teresa, da Associação de Amigos do Museu Mello Leitão, (Sambio) da Reserva Biológica Augusto Ruschi e da Associação dos Moradores da Vila Nova Movilla, colaborou com várias outras associações de moradores do município na elaboração dos respectivos estatutos. Zurlo é proprietário de uma área de terreno rural Vale do Sol, situada na sede do município com 91,6 ha de mata Atlântica, que interliga as reservas Augusto Ruschi e Santa Lúcia.
Da qual, com apoio da esposa, foram destinados 70,06 ha para constituir uma reserva particular particular do patrimônio natural, devidamente registrada no Iema, esse valioso patrimônio ecológico abriga ampla diversidade de espécies da fauna e da flora, características do bioma da mata Atlântica, um legado ecológico deixado para presente e as futuras gerações. Pelo exposto, reconhecendo os seus relevantes serviços e dedicação exemplar ao nosso município. Apresentamos esta moção, como uma forma de singela homenagem e nossa mais sincera gratidão ao Dr. Antônio Ângelo Zurlo. Sua atuação e contribuição para cultura, para a educação, para o desenvolvimento sustentável, a preservação ecológica e o bem-estar de nossos munícipes, são dignos de reconhecimento e apreço por parte do poder legislativo, e de toda a comunidade.
“A verdadeira cultura traduz a convivência fraterna que nos proporciona bem-estar social”.
Antônio Angelo Zurlo