Saúde e motivação no 2º Ginga Santa Teresa
Outubro Rosa foi tema do 2º Ginga Santa Teresa, uma roda de capoeira que teve a participação de dezenas de profissionais ligados ao esporte e à saúde. O prefeito, o secretário de esportes e a secretária de ação social estiveram presentes no evento.
A roda de capoeira que acontece todos os anos em comemoração ao aniversário do Contramestre Carlos, no ano passado ganhou o nome de Ginga Santa Teresa, esse ano aconteceu o segundo Ginga no domingo (8) com a presença de de grandes mestres do Estado como Mestre Walter, Mestre Geléia e o mestre mais longevo mestre em atividade no ES, mestre Zé Branco com 66 anos.
As mulheres comandaram a programação do 2º Ginga Santa Teresa, a Dra. Kelli Reis deu início à programação falando das estatísticas e dos cuidados preventivos do câncer de mama, que aparece como a segunda causa de mortes no país.
Palestras, bate-papos e depoimentos integraram a primeira parte do evento que começou por volta das 09:00h que também teve a participação da terapeuta holística Cristina Rodrigues, a instrutora Kate de Viana-ES, monitora Carioca de Vitória-ES, e a professora Yuna de Serra-ES.
Na segunda parte da programação do Ginga os esportistas da capoeira deram um show, a começar pelos pequeninos do projeto, porém as fortes emoções foram guardadas para o final com a apresentação dos instrutores, contramestres e mestres que levantaram a admiração dos presentes.
O secretário de esporte e lazer do município, Diego Colombo, ressaltou a importância do projeto de capoeira para o município. “Nós temos um olhar muito especial para a capoeira em Santa Teresa, por todos os valores que ela agrega, princípios da educação, valores culturais que vão muito além do esporte, por isso, além de uma obrigação, é uma satisfação podermos apoiar através da prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, esse relevante projeto que é oferecido aos munícipes pelo contramestre Carlos, que é o servidor contratado para atuar com essas crianças, adolescentes e adultos, é uma grande satisfação, é um um prazer enorme poder participar de um evento como esse”. Informou o secretário.
O Contramestre Carlos pontua os 13 benefícios da prática da capoeira
- Atende a todos os públicos e faixas etárias
A capoeira pode ser praticada por pessoas de qualquer idade. Nos dias atuais, existem inúmeros profissionais especialistas em áreas específicas para o treinamento de capoeira: capoeira para crianças, capoeira para atletas, capoeira para a terceira idade, dentre outros.
- Ajuda a liberar o estresse
Assim como a maioria dos esportes, a capoeira serve de válvula de escape para liberar o estresse de forma lúdica e saudável.
- Trabalha todo o corpo
Em termos físicos, a capoeira é uma das atividades mais completas, por trabalhar todos os segmentos corporais e diversas posições em sua prática.
- Estimula o condicionamento cardiovascular e musculoesquelético
A capoeira é classificada como uma atividade física anaeróbica e predominantemente funcional, por estimular o condicionamento cardiovascular e musculoesquelético utilizando o peso do próprio corpo.
- Promove maior flexibilidade
Os movimentos de capoeira exigem e desenvolvem a flexibilidade no corpo, semelhante aos movimentos de ioga.
- Promove maior coordenação corporal
Os movimentos da capoeira, de forma geral, são guiados pela dança e pela música, o que faz com o que o corpo fique mais coordenado.
- Estimula a velocidade
Como a ideia é fazer os movimentos com fluidez em um período curto de tempo, a capoeira estimula a velocidade, fazendo com que o corpo fique mais ágil nos reflexos.
- Estimula a autoconfiança
A capoeira é uma forma diferente de se exercitar, pois mescla luta, dança, musicalidade… “Se aventurar” e se identificar com este tipo de atividade torna a pessoa mais confiante.
- Define o corpo
A capoeira é também considerada uma das melhores atividades para quem quer manter a forma e “desenhar” o corpo, o que, também, muitas vezes ajuda a elevar a autoestima.
- Evidencia o valor da defesa (e não do ataque)
A capoeira faz clara distinção entre defesa e ataque e quem pratica essa atividade não é estimulado a “sair atacando”, mas, sim, a olhar, refletir e, se for necessário, saber agir de modo a cuidar da própria defesa. Isso torna a capoeira um excelente meio de aprendizado para as crianças que tendem a entender de forma mais rápida e lúdica que a violência não vale a pena.
- Estimula o respeito pelo próximo
A capoeira desenvolve o respeito, a tolerância. No caso das crianças, especialmente, com essa atividade elas aprendem, por exemplo, que precisam ter cuidado com o movimento que pretendem fazer para não machucar o outro; entendem que a atividade acontece entre todos (independentemente de uma maior habilidade ou da ausência dela por parte de um ou de outro) etc.
- Amplia o conhecimento
Quem pratica capoeira não só se exercita, mas recebe importantes informações sobre a cultura popular, a origem da prática, as tradições celebradas em músicas e canções etc. Tudo isso têm grande valor cultural, tanto para crianças como para adultos!
13.Estimula a expressão e desenvolve a comunicação
A capoeira é uma atividade que envolve dança, música, diferentes movimentos… Não há, portanto, espaço para timidez. Todos os participantes – sejam adultos, sejam crianças – estão ali expostos ao grupo com todas as suas imperfeições. Com isso, aos poucos, qualquer insegurança perde a força, pois todos se respeitam e estão ali para vivenciar tudo aquilo juntos.