SANTO ANTÔNIO DO CANAÃ E A HERANÇA RELIGIOSA DOS IMIGRANTES POLONESES E ITALIANOS
A festa em homenagem a Santo Antônio é uma tradição religiosa, mantida desde os primórdios da colonização do município, reúne os atuais e antigos moradores de Santo Antônio do Canaã. A tradição do Si Quaeris (cantoria em latim) ainda é preservada no distrito. No final da matéria o convite e a programação da festa do padroeiro que vai até o dia 16 (domingo)
Simone Zamprogno Scalzer – Fotos: Ângelo Carneli
A comunidade de Santo Antônio de Canaã, localizada no Baixo Timbuy, fundada por poloneses e italianos, possui ainda parte significativa de seus moradores de descendentes desses imigrantes. Com base no catolicismo, sua população ainda guarda os costumes e tradições desta religiosidade. Não se sabe ao certo a data exata da fundação. Alguns registros históricos indicariam a presença polonesa ainda em 1873, outros apenas a partir de 1876, juntamente com os imigrantes italianos. Certo é que poloneses e italianos dividiram a mesma igreja, enquanto poloneses celebravam de manhã, e os italianos à noite. Os preceitos da igreja católica e a fé em Santo Antônio uniam as duas nacionalidades.
A festa em homenagem ao padroeiro, é uma tradição religiosa, mantida desde os primeiros tempos de colonização, reúne os atuais e antigos moradores de Santo Antônio do Canaã, além da presença de moradores das comunidades vizinhas e muitas outras localidades, que se juntam para os festejos em homenagem a Santo Antônio, santo de grande devoção no mundo católico. A trezenas é o símbolo máximo da fé nesta comunidade. A cantoria do Si Quaeris é um dos pontos altos das missas das trezenas. Na missa do dia 13 de junho, dia do padroeiro, bem como no domingo da festa, outro destaque é a distribuição dos “pãezinhos de Santo Antônio”. Outra tradição da celebração do domingo é a procissão até o centro do vilarejo.
O Si Quaeris é uma tradição cultural que se renova no “Santo Antônio dos Polacos”. Passados 150 anos da imigração italiana em Santa Teresa e também de poloneses em Santo Antônio do Canaã, poucas são as tradições que resistiram à força do tempo. No passado as missas eram rezadas e cantadas em latim. Passado tanto tempo, mesmo com as celebrações religiosas sendo realizadas na língua portuguesa, a tradição de cantar o “Sequaris” sobrevive e tornou-se um símbolo da comunidade. Todos nós que crescemos vindo na trezena de Santo Antônio, temos a lembrança do cântico ao Si Quaeris ao final das celebrações. Muitos de nós já decoramos e podemos cantarolar. Contudo, o envelhecimento de uma geração, sempre deixa o medo do término de mais uma tradição, porém incentivados pela D. Paula, as crianças de nossa comunidade assumiram a missão de seguir com ela linda tradição religiosa, que tanto nos representa e orgulha.
Hi ,
Buy Google Workspace + OAuth Setup at just $3/Mo
Click here to start ===> https://tinyurl.com/rfzurh59