Amizade, Alegria e diversão na final da Bocha
Clima de descontração e amizade na final do Campeonato mais tradicional de Santa Teresa que aconteceu no domingo (10) no Bar do Lima na Vila Nova. O evento visa manter viva a tradição do esporte jogado pelos imigrantes italianos.
Clima de descontração, amizade e diversão na final do 16º Campeonato de Bocha da Amizade de Santa Teresa que aconteceu no domingo (10) no Bar do Lima na Vila Nova. Autoridades e famílias compareceram e lotaram a festança que teve cerveja e churrasco liberado. O Campeonato que começou em setembro, teve a participação de 16 duplas. No domingo da final acontece a confraternização que já é tradição. Durante a festa houve a exposição das camisas comemorativas de cada campeonato, desde 1999, até o atual 2017. A dupla campeã 2017 foi Valdemar e Nete, a dupla vice campeã foi Laurindo e Rafael, o 3º lugar ficou com Clemente e vereador Lepaus e o 4º lugar Euzébio e Valdecir. Durante a entrega da premiação foi sorteado entre os jogadores uma obra de arte, o sorteado foi Tadeu Gonzalez.
Ione Maria diz que acompanha o campeonato há 20 anos, desde que conheceu seu esposo Clemente Lepaus que gostava da Bocha e participava das competições e desde então passou a prestigiar a competição. “Uma festa linda, tranquila, uma festa da família” conta. O comerciante de café, Reginaldo Tótola diz que um é uma festa muito esperada que reúne muitos amigos. “É um evento da amizade como o próprio nome já diz, um momento de confraternização”. Opina. De acordo com Pacheco, um dos organizadores, O Campeonato de Bocha da Amizade existe para preservar a tradição desse esporte que veio da Itália e era jogado pelos imigrantes e que infelizmente está se perdendo com o tempo, pois não há interesse dos jovens em continuar o esporte.
Segundo Pacheco, o evento que acontece há 20 anos só é possível por causa da colaboração do comércio local, “toda essa festa é patrocinada pelo comércio local, pessoas que incentivam esse esporte tradicional que está na iminência de desaparecer, e esse campeonato é um divulgador da bocha e da amizade. Agradeço de coração ao comércio local pelo apoio, eles são os verdadeiros incentivadores da bocha na região, se não fosse pelo comércio local a tradição estaria esquecida”. Conclui.