Meio AmbienteSlide

Caminhada chama atenção para o Parque São Lourenço

Com o objetivo de Chamar atenção para a implementação do Parque Municipal São Lourenço, instituído há 10 anos e promover nossas belezas naturais, a 1ª Caminhada Ecológica de Santa Teresa reuniu ativistas de vários municípios. Um Conselho Consultivo está sendo criado pela secretaria de meio ambiente para dar continuidade aos trabalhos.

No domingo (28) O Circuito Caravaggio recebeu a 1ª Caminhada Ecológica de Santa Teresa, a concentração aconteceu ás 9h na cachoeira São Lourenço.
A caminhada começou com uma uma estreita trilha de aproximadamente 1 Km em meio à floresta preservada, passando por paisagens na pousada Canaã, a trilha do Caminho do Saber e fechou a programação com uma dissertação do Sr Robson Côgo e o Professor J.A. Ferrari e fórum espontâneo entre os participantes,
O organizador Robson Côgo disse que os objetivos da Caminhada foram vários, mas principalmente uma ação pela efetivação do Parque Municipal São Lourenço, promover o turismo. “Com as caminhadas desejamos aproveitar as belezas naturais do município e despertar a consciência das pessoas para a preservação da Mata Atlântica.” Explica.
O professor Ferrari recepcionou os caminheiros na chegada, disse que Santa Teresa não desenvolve porque não há continuidade nos projetos. “Eu fazia parte de um grupo que fazia o importante planejamento da Agenda 21, depois de tanto trabalho e empenho de todos, gastamos dinheiro do nosso bolso para publicar um documento base, e na hora de transformar o documento em ação, o secretário na época parou com tudo, não convidou mais ninguém e todo o nosso esforço acabou sendo em vão, isso vai esvaziando a nossa paciência”. Desabafou.
O secretário de meio ambiente presente no evento, disse que todas essas iniciativas são muito bem vindas, embora seja difícil fazer com as que pessoas estejam engajadas, “Parque já têm um Plano de Manejo, mas ainda possui áreas que ainda não foram desapropriadas, estamos criando o Conselho Consultivo do Parque São Lourenço para dar continuidade aos trabalhos de implementação dessa Unidade de Conservação. além disso estamos organizando um evento de conscientização das águas no dia 22.de março com a participação dos órgãos competentes.” Afirmou.
O Vereador Geovani Prando afirmou que no primeiro dia de seu mandato como vereador fez uma indicação ao executivo para tirar do papel o Parque São Lourenço, para que a população possa usufruir de seu maior bem, suas riquezas naturais que é fundamental e garantir essas riquezas para as futuras gerações”. Explica.
A bióloga Juliana Paulo diz que está feliz com retomada das ações para implantação do Parque São Lourenço. “Podemos observar como está degradado em volta do Parque, e sob os olhos do poder público estará mais protegido.” Argumentou.

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408