CulturaSlide

Aparecidinha Festeja a Padroeira

Outubro é o mês da maior e mais tradicional festa religiosa do município, a Festa de Nossa Senhora Aparecida. Tudo começa oficialmente no dia 3 de outubro com o início da novena em preparação para a festa. 9 comunidades foram convidadas, cada dia é celebrado por uma comunidade diferente.
44c2a305-c93b-4dd5-bb34-6c9b74f54a6e-300x169 Aparecidinha Festeja a PadroeiraNo dia 12 às 9h tem a tradicional carreata com início no Posto Dois Pinheiros seguindo para a comunidade de aparecidinha, em seguida às 10h acontece a missa festiva em homenagem a Nossa Senhora de Aparecida. “Além dos freis de nossa paróquia outros padres e diáconos foram convidados a celebrar conosco esse momento festivo.” Informa Arlindo Barth, membro da comunidade. “Os dias da novena são de suma importância para a preparação espiritual para a homenagem no dia 12 à mãe de Cristo, a qual chamamos carinhosamente de Nossa Senhora Aparecida. Foi graças a ela que a região ganhou o nome de Aparecidinha, no final da década de 70 quando 17 famílias ergueram a primeira igreja da região. Não imaginavam que esta obra transformaria a comunidade em um local tão importante no município, onde multidões vem reabastecer suas energias espirituais e agradecer as graças recebidas.” Explica.
E às 12h o tradicional foguetório sob o comando de Vanildo Vervloet e sua competente equipe.
À tarde acontece a festa popular, com a visita de outras comunidades, almoço e apresentação da banda “Os Incríveis da Noite”, forró,danças, brincadeiras e brinquedos para as crianças e sorteios.

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408