Vinhos Portugueses: conheça suas uvas e regiões
Hoje conto para vocês um pouco de Portugal, onde recente tive a oportunidade de fazer meu próprio bland e conhecer um pouco mais deste país e seus vinhos, produto de extrema elegância, que vem arrebatando cada vez mais consumidores no mundo todo!
Portugal é conhecido muito pelo vinho doce fortificado, o vinho do Porto, e também pelos vinhos Madeira e Verde. Mas produz outros tantos; tintos, brancos e rosés, que estão dentre os vinhos mais fáceis de beber e se agradar, sempre muitos equilibrados, macios e ao mesmo tempo marcantes.
Recentemente o país ganhou denominações de origem, paralelas às da França: DOC ou DOP, IGP e Vinhos de Mesa.
Outra classificação é a Indicação Geográfica (IG) ou Indicação Geográfica Protegida (IGP) ou, simplesmente, “Vinho Regional”.
Por último, no critério de classificação dos vinhos, estão os de mesa, que não estão sujeitos às normas de controle de qualidade, origem ou castas.
Dentre as 14 regiões podemos destacar as Região do Douro,( a terra do Vinho do Porto), da Madeira, Do Dão, Bairrada, Região do Vinho verde e Minho, Lisboa, Alentejo e península de Setúbal.
Cada região se define por seu solo e climas próprios às vezes o sol e calor outros o frio intenso, umidade, outras de áreas costeiras com forte influência dos ventos marítimos, diferenças marcante como exemplo o Douro com suas montanhas e o Alentejo com suas áreas mais planas de altas temperaturas.
Em variedades de uvas encontradas na região, são mais de 250 espécies nativas, as mais famosas : Touriga Nacional, Touriga Franca, Castelão, Baga, Fernão Pires, Alvarinho, Encruzado, Arinto, Alfrocheiro, Tinta Roriz, Trincadeira , para os apreciadores, vale a pena uma pesquisa para conhecer um pouco mais de cada casta, suas origens e características. Lembrando que Portugal possui cultivos de outras variedades como exemplo cabernet Sauvignon, Syrah , petit verdot …
Com todas estas diversidades o certo mesmo que cada região e uva leva para dentro da garrafa sua impressão digital que é única e cada família, cada enólogo os faz ainda mais diferenciados nos provocando a provar cada um e sentir as particularidades.
Quem visita o País sempre bate aquele desejo de voltar , admirar a beleza natural, saborear a culinária e degustar seus vinhos como descritos acima, e ainda mais quando você pode desfrutar de uma experiência única de fazer um Blend. Visitei a Vinícola Quinta dos Vales e com vinhos das castas, Petit Verdot, Cabernet Sauvignon e Touriga Franca , Lacrei um blend para tomar daqui 4 anos com 70% Touriga Franca, ( Forte que exigirá este tempo de guarda) 22% Cabernet sauvignon ( Proporcionando um toque de frutado) e 8% Petit Verdot (Para marcar com seus taninos e adicionar aroma de especiarias ) , Uma experiência que aconselho e desejo que todos vocês possa um dia usufruir.