ColunistasDiomedes Antônio Mognato

Por que vinho branco?

saude-vinho-branco Por que vinho branco?


Por Márcia Lopez
Sommeliére

Altas temperaturas, férias e muitos compromissos sociais, E a pergunta recorrente “o que beber” ?
A sugestão de vinhos brancos e espumantes é natural, pois por terem muita acidez, (o que é altamente desejável) menos álcool (o que é questionável para alguns, mas para mim, é tão fundamental como uma boa acidez) e ser servido em baixas temperaturas também ajuda muito.
A acidez é tão necessária que em uma degustação técnica, que um vinho que não tenha a tipicidade esperada (como um Chablis, um Sauvignon Blanc da Nova Zelândia, ou um Pinot Noir da Borgonha) chamado de chato, e aplico essa máxima as pessoas também, gente sem acidez também é chata, falta vivacidade.
E para ser mais clara, a acidez é aquela característica que faz com que o vinho seja equilibrado, tenha frescor, não cause a sensação de peso ao beber.
E vamos ao segundo ponto, o álcool, é um assunto complexo e que requer páginas e litros para poder ter uma visão mais abrangente, mas vamos convir, é fácil gostar de vinhos alcoólicos, os tintos ficam macios, excessivamente frutados, viram blocos de tanino com pouco desafio ao paladar, não à toa existem consumidores que compram vinho pelo álcool. Um desperdício de verba se vira regra; Mas é compreensível, visto que aprendemos a beber vinhos com os chilenos e argentinos, e recentemente com os portugueses. E que somos gratos pela imensa oferta que hoje temos disponível.
A minha defesa em relação aos vinhos brancos é diversa, e não é somente em relação ao nosso clima quente, o que já seria bem justo, mas eles são os parceiros dos queijos, até dos mais complicados como, com mofo azul, branco, e lavados com vinho e cerveja, e são muito mais fáceis de harmonizar a chance de erro é muito menor.
E tem claro a vantagem de poder bebê-los sem nada para “harmonizar”, sem compromisso realmente, ou para quem cozinha sabe como e bom fazer um prato, bebendo um vinho fresco, gelado e sem prensar que ele está comprometendo seu almoço ou jantar.
Depois de algum tempo degustando diversos tipos de vinhos, e diferentes regiões e países, poucos vinhos são mais desagraváveis do que os brancos alcoólicos, algumas pessoas não percebem, mas faça o teste, é didático!
Compre um Sauvignon Blanc e Chardonnay com 12 graus de álcool (tarefa difícil eu sei) e um com 14 (mais fácil) tome os dois na mesma temperatura, recomendo fazer com eles bem gelados. (3 graus)
O que acontece é que nessa temperatura quase tudo é bebível, é provável que não haja muitos aromas, mas também nada de ruim aparece.
Mas para entender a lógica faça o seguinte:
Depois de 20 minutos a garrafa já chegou na temperatura ideal por volta de 10 graus, e é obvio e nítido que o mais alcoólico fica pesado e cansativo, e isso ocorre porque quanto mais álcool menos perceptível é a acidez.
Sendo assim fica a mensagem, vinho branco sempre!