EDP desmata em Reserva
O dano ambiental aconteceu na RPPN Vale do Sol em Santa Teresa. Cerca de 30 grandes árvores de mata nativa foram cortadas pela EDP ás margens da vicinal Vale das Bênçãos, durante a implantação de postes para rede elétrica. De acordo com os órgãos ambientais competentes, nenhuma licença foi expedida. O dono da Reserva diz que sequer foi comunicado.
Uma obra da EDP para implantação de postes para servir de linha de energia elétrica na vicinal Vale das Bênçãos em Santa Teresa destruiu parte de uma Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) Vale do Sol, suprimindo dezenas de grandes e médias árvores.
Antônio Zurlo, proprietário da reserva, diz que foi surpreendido com a notícia do corte das árvores. “Não fui sequer avisado. Isso é uma devastação, é uma floresta antiga. Vou comunicar o ocorrido às autoridades competentes para as devidas providências que se fizerem necessárias”. Afirma.
De acordo com moradores próximos, o corte das árvores aconteceu no dia 08 e ao que tudo indica estavam mudando a linha que passava em uma área de eucaliptal próximo. O agricultor Silvino Moschem diz que a ação foi rápida. “Eram 5 moto serras cortando e árvores caindo pra todo lado, ficamos até com medo”. Conta.
O presidente da Associação de moradores de Rio Saltinho, Ademar Vervloet, diz que é inadmissível uma ação dessa natureza dentro da Reserva sem avisar ninguém. “Todos os proprietários que utilizam essa vicinal tem muito zêlo por essa região. Nós limpamos, sopramos as folhas para ficar bonito e agora nos deparamos com essa cena devastadora, árvores cortadas e jogadas de qualquer jeito, um total desrespeito”. Explica.
A secretaria de meio ambiente de Santa Teresa informou que apesar de não ser da competência da secretaria, por conta da denuncia enviará técnicos para averiguar a situação.
O gerente do Instituto de Defesa Agro Florestal de Santa Teresa, Ivaldo Periard, diz não ter conhecimento da ação, mas que recebeu a denuncia do proprietário e vai enviar um técnico para fazer um levantamento e se for constatado irregularidades serão aplicadas as sanções previstas em lei.
O Instituto Estadual de Meio Ambiente não respondeu ao nosso questionamento até o fechamento da matéria. A concessionária EDP informou por sua assessoria que está averiguando os fatos.