XII Fórum Da Vinci debate a crise humanitária no Iêmen e na Venezuela
Compilado do texto de Carolina Fernandes Teixeira dos Reis (2a I2) e Luísa Thomé Poldi Vellozo Taddei (2a I2), Alunas do Comitê de Imprensa.
Dias 16 e 17 de agosto acontece XII Fórum Da Vinci com o propósito de debater 3 temas: A crise humanitária no Iêmen e na Venezuela; A Reforma da Previdência no Brasil e a questão do Brexit e da Guerra da Bósnia (1992-1995) dentro de um comitê histórico.
Esses foram os temas oferecidos aos alunos do nono ano e Ensino Médio na 12ª edição do Fórum Da Vinci. As turmas vem se preparando desde maio.
As turmas estão se dedicando à pesquisa e análise de informações acerca dos temas escolhidos, por meio da orientação dos professores de história e geografia.
A crise no Iêmen foi considerada pela ONU, recentemente, a pior crise humanitária já existente. O que acontece é uma guerra civil no país mais pobre do mundo árabe, que teve suas origens na Primavera Árabe, em 2011, quando os houthis depuseram o Presidente da época. A partir disso, a Arábia Saudita, junto de seus aliados, formou a tropa de coalizão que luta contra esse grupo. Já na Venezuela, o conflito ocorre por uma crise de legitimidade do atual governo que se manteve njo poder após uma eleição considerada suspeita pela ONU e pela Mercosul. Juan Guaidó e Nicolás Maduro tem um cenário de disputa, em razão do primeiro se autoproclamar, com apoio do EUA, presidente. Por esse motivo, houve um colapso na economia e a população sofre com a escassez de produtos básicos para a sobrevivência, vendo como solução o refúgio em países vizinhos como o Brasil.
Enquanto isso, no Brasil, há uma grande polêmica sobre a Reforma da Previdência, proposta pelo Ministro da Economia, para o plano de governo do novo presidente Jair Bolsonaro. O objetivo é de economizar cerca de 1 trilhão de reais dentro de dez anos. Entretanto, muitos se opõem a essa decisão e lutam para que o modelo atual permaneça.
Partindo para a Europa, a problemática se estende para a União Europeia. O Reino Unido propõe abandoná-la, originando o termo Brexit (combinação de “Britain” e “exit”) e essa retirada vem sendo adiada desde 2016 (ano da proposta). A dificuldade do Parlamento britânico em aprovar o projeto de saída foi a principal causa da renúncia da primeira ministra Theresa May.
Por último, o comitê histórico se preocupou em voltar aos anos 90, quando acontecia a Guerra Da Bósnia. A proposta de sua independência causou grande controvérsia no território bósnio, por este apresentar grande divergência étnica. Sendo assim, os delegados priorizaram a discussão dos crimes de guerra cometidos, da limpeza étnica e dos massacres, durante o conflito.
Quer conhecer mais sobre o fórum da Vinci? Eis alguns links de edições anteriores: