GeralSlide

Entrevista com Murilo Vago

Entrevista com o Empresário e Servidor Público Murilo Bosa Vago que foi um dos capixabas selecionados no processo seletivo RenovaBR Cidades. Ao todo foram 31.359 inscritos de 2099 cidades do Brasil. Especialista em Gestão Pública, é servidor efetivo do Município de Santa Teresa desde 2007, atuando como Secretário Municipal de Turismo e Cultura de 2013 a 2016. Presidente do Santa Teresa Convention & Visitors Bureau de 2017 a 2019.

WhatsApp-Image-2019-07-23-at-18.11.24 Entrevista com Murilo Vago

Santa Teresa Notícia – O que é o Renova BR e o que objetiva?

Murilo Vago –  O RenovaBR surgiu em 2017 diante da insatisfação da sociedade com o então cenário político nacional, objetivando instruir pessoas comuns e transformá-las em líderes, com foco no congresso nacional e nas assembleias legislativas. Na ocasião ocorreu o primeiro processo seletivo do RenovaBR, seguido da formação de líderes de vários estados que tivessem interesse em concorrer nas eleições de 2018 ou não. Aqui no estado tivemos Felipe Rigoni, hoje deputado federal. Nas eleições de 2018 o RenovaBR conseguiu eleger 17 parlamentares no Brasil.

 STN – Quais os próximos passos do RenovaBR?

Agora o foco está nos municípios. O processo de seleção do RenovaBR Cidades aconteceu de abril a maio e o resultado saiu dia 01 de julho. Houveram 31.359 inscrições de 2.099 cidades. Apenas 4% destes foram aprovados no processo seletivo. Ainda não sabemos o número exato de capixabas selecionados.

STN – Quanto tempo de formação? E o que você espera desse curso?

Serão 96 horas de curso, 30 disciplinas ministradas por mais de 40 professores. A formação começa em agosto e vai até novembro. Sou pós-graduado em gestão pública municipal e participar desse processo está dentro da minha linha de atuação. Além disso, sou servidor público de Santa Teresa há 12 anos e nesse período pude conhecer como funciona a máquina pública. Agora, como empresário, consigo ver como as politicas públicas acontecem na ponta, como chegam até a sociedade. Através da formação poderei me aprofundar no tema, além de conhecer outras realidades e boas práticas que vem sendo implantadas pelo Brasil. Por exemplo, uma política pública que esteja bem estruturada em nossa cidade, pode servir de modelo para outras cidades, e no mesmo caminho, um problema presente em nosso município pode ser resolvido utilizando politicas públicas que deram certo em outras cidades.

STN – No Brasil se consolidou nos últimos anos alguns vícios dentro do sistema político, como por exemplo, a negociação entre legislativo e executivo, dentre outros. Essa formação de líderes é para educar contra esse velho pragmatismo político?
O intuito é buscar fazer diferente, com foco na sociedade e não nos interesses pessoais, deixando para trás as velhas práticas. A seleção analisou o histórico de liderança e de vida pública dos inscritos. As pessoas que foram selecionadas estão alinhadas com o objetivo do RenovaBR. Dentre os critérios de seleção está o de ser Ficha Limpa, de nunca ter ocupado um cargo eletivo e quando eleito cumprir integralmente o mandato. Diálogo, transparência, honestidade, responsabilidade com o dinheiro público são os compromissos do RenovaBR.

 STN – É um movimento apartidário?
É apartidário. O RenovaBR não é um partido político, nem apenas um “movimento”, mas uma iniciativa de formação de líderes. Dentro do RenovaBR temos a representação de todos os partidos políticos, além de pessoas não filiadas a nenhum partido. O intuito do Renova BR é a diversidade de opiniões, diversidade de ideias.

STN – Santa Teresa está preparada para formar líderes para contribuir com a mudança de mentalidade dos políticos brasileiros?
Sim. Acredito que cada cidade onde houve uma pessoa selecionada no processo já demonstrou estar preparada. Seremos representantes do RenovaBR e nosso papel é difundir suas ideias para construir um pensamento de gestão pública com foco em resultados para a sociedade.

STN – E como o Renova BR está em Santa Teresa? Já tem algum trabalho, você já tem algum projeto?
Na verdade é muito recente ainda. No dia 1º de julho eu recebi a informação de ter sido selecionado e no dia 15 de julho realizei minha matrícula. O RenovaBR é mantido por doações e parcerias e esse recurso está sendo empregado na nossa formação. É uma responsabilidade com a iniciativa e com a nossa cidade.

STN – Você foi secretário de turismo do município, dado o contexto nacional, o contexto estadual e as informações atuais, o que você enxerga para Santa Teresa nos próximos anos com relação ao turismo?

Fazendo uma análise retrospectiva, o turismo de Santa Teresa aconteceu de forma natural. Analisando os últimos 30 anos você irá ver que não houve incentivo, apenas algumas iniciativas pontuais. Aconteceu naturalmente impulsionado pelas belezas naturais, tradições italianas e pelo clima. Apenas nos últimos 10 anos começamos a enxergar o surgimento de políticas públicas de turismo e cultura. Um dado muito claro disso é a ampliação dos serviços de turismo da cidade nestes anos. Muitas famílias da cidade já vivem exclusivamente da atividade turística e muitas outras de forma indireta. O desafio agora é ampliar essa atividade para a baixa temporada e o meio de semana.

STN – Então, é seguro dizer que o turismo vai despontar?
A meu ver, a agricultura sustentável e a atividade turística bem articulada serão o futuro de Santa Teresa. O turismo hoje gera receita, distribuição de renda e emprega famílias inteiras. Pessoas de outras cidades estão empreendendo na cidade. Hoje para mim Santa Teresa já é o principal destino gastronômico capixaba. Se você ler algo sobre teoria de turismo, nenhum destino consegue evoluir com uma gastronomia fraca.