GeralSlide

Vítimas da enchente há 3 meses sem aluguel social em Santa Teresa

Famílias que perderam suas casas durante a enchente de 2013 estão há 4 meses sem receber o aluguel social, sem saber a razão, temem ficar sem a ajuda. A secretaria de ação social diz que a culpa é dos beneficiários que esqueceram de renovar o contrato com os locadores.

WhatsApp-Image-2019-08-21-at-09.02.13 Vítimas da enchente há 3 meses sem aluguel social em Santa Teresa

Regina Aparecida dos Santos, diz  há 3 meses não recebe o benefício. “Fui obrigada a deixar minha casa, com o tempo foi demolida e não me deixam construir no local,  desde então vivo morando de aluguel, o promotor disse que eu ia receber o aluguel social até construir minha casa de volta. E agora estão dizendo que vão parar de pagar, estão com 3 meses de atraso, estou sendo constrangida, o dono do imóvel quer receber, tenho cinco filhos, não tenho marido, Eu já pago um aluguel com preço mais alto do que eles pagam, pois R$ 500,00 não dá pra alugar uma casa para 5 crianças, Vivo mudando de casa em casa, tenho que tirar dinheiro de comprar comida para inteirar o aluguel”. Explica.

Rosa Schaeffer que também teve sua casa demolida por causa de risco de desabamento, diz que o repasse está atrasado há 4 meses e para não ser despedida, está pagando seu aluguel com dinheiro que tira das compras, mas afirma que as contas têm se acumulado. “Recebi várias visitas do pessoal da secretaria, um dia fui lá levar um documento e disseram que tinham tirado meu nome do computador, depois tive que fazer o cadastramento de novo, acho que eles não têm direito de cortar o aluguel social, porque todos nós ficamos sem moradia nas chuvas de 2013”. Conta. 

A subsecretária Ivonete Morau diz que  o aluguel social é uma ajuda eventual, que não foi prometido casa para ninguém, está em estudo a liberação do aluguel por mais 6 meses, mas o processo ainda está em andamento. 

De acordo com o secretário de ação social Welder Zamprogno o atraso no benefício aconteceu por culpa dos beneficiários que esqueceram de renovar o contrato com o locatário e depois é foram dar a entrada, As pessoas erram perdem o prazo e põem a culpa no vizinho, Mas eles não perderam o benefício, existe uma ordem do governo federal, e existe os incentivos que a gente dá, no Crás, são os cursos para a pessoa trabalhar e pagar seu aluguel”. Explica.

indagado sobre a esperança que as famílias têm de receber sua casa, o secretário informou que no dia que tiver o programa “Minha Casa, Minha Vida, essas pessoas serão as primeiras beneficiadas.