GeralSlide

Cesan anuncia racionamento em Patrimônio

A situação da captação da  Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) em Santo Antônio do Canaã  (Patrimônio), distrito de Santa Teresa, é precária. Apenas uma pequena represa de terra solta no leito do rio 5 de Novembro, que acumula uma água escura que é bombeada para a estação de tratamento. Apesar de esse problema não ser novo, nenhuma providência foi tomada pela Cesan para fornecer uma água de melhor qualidade para a comunidade. Falta cuidado, falta investimento e sobra tributos na conta de água.

Cerca de 6 mil pessoas da comunidade vão ter água, dia sim, dia não.

download-6 Cesan anuncia racionamento em Patrimônio

O sistema de rodízio foi adotado pela Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) e começa a partir de amanhã.

A medida foi tomada por causa da baixa vazão do rio que abastece a localidade.

Segundo a Cesan, “nas datas ímpares, das 18h às 6h do dia seguinte, serão abastecidas as ruas 28 de Setembro, parte da Rua 15 de Novembro, 25 de Maio, parte da Rua dos Colibris, Horácio Costa, A, D, M Um, M Dois, J, F, L, I e Rua da Cesan”.

Já nos dias pares, serão abastecidas, também das 18h às 6h do dia seguinte, as ruas Bernardino Monteiro, João Wutoski, 20 de Setembro, parte da Rua dos Colibris, parte da Rua 15 de Novembro e rodovia Armando Martineli.

Moradora da parte alta de Patrimônio, a auxiliar administrativo Valdineia de Sousa Peixoto, 54, relatou problemas com a água que tem chegado às torneiras. “É barrenta e tem um cheiro forte de cloro. Estou comprando água mineral para beber e cozinhar. Também não consigo lavar as roupas”, contou.

No distrito, chegou a circular mensagem em redes sociais afirmando que o rio estava com alta concentração de ferro e manganês, o que foi desmentido pela Cesan.

Em nota, a companhia informou que, em função da falta de chuva, o volume de carga orgânica fica concentrado e pode comprometer o tratamento da água. “Como medida preventiva e para assegurar a qualidade da água fornecida, foi suspensa a captação no rio 5 de Novembro e estamos adotando o rodízio”.

Para garantir o abastecimento das residências, a Cesan vai utilizar água de dois poços na região. A expectativa é de que o abastecimento seja restabelecido em novembro, quando há previsão de que volte a chover regularmente.

Fonte: http://tribunaonline.com.br/agua-4-dias-por-semana-para-moradores-de-santa-teresa