GeralSlide

Agência consular no ES para pedidos de cidadania italiana

A instalação da unidade no Espírito Santo vai facilitar a vida para quem precisa solicitar visto ou reconhecer a cidadania italiana. Previsão é de que fique pronta dentro de um ano.

Fontes: G1 ES e TV Gazeta

Uma agência do consulado italiano deve começar a operar no Espírito Santo dentro de um ano. A novidade foi divulgada nesta terça-feira (22) pelo presidente da Casa d’Italia, Cilmar Franceschetto. O consulado vai facilitar a vida de quem precisa de visto ou reconhecer a cidadania italiana.

macci-site-3 Agência consular no ES para pedidos de cidadania italiana

“Agência consular é uma representação do governo da Itália. É uma unidade independente, como se fosse um consulado. Ela só não tem o nome de consulado porque nós não temos aqui a figura do cônsul, mas teremos um representante do Ministério das Relações Exteriores da Itália aqui, além de outros servidores que estarão trabalhando”, explicou Cilmar Franceschetto.

Presidente da Casa d’Italia, Cilmar Franceschetto — Foto: Reprodução/ TV GazetaPresidente da Casa d’Italia, Cilmar Franceschetto — Foto: Reprodução/ TV Gazeta

Presidente da Casa d’Italia, Cilmar Franceschetto — Foto: Reprodução/ TV Gazeta

Além dos pedidos de reconhecimento de cidadania e de visto, capixabas também vão poder tirar no local passaporte italiano, fazer a atualização do registro civil, solicitar aposentadoria e outros serviços.

“Isso é uma grande conquista para os capixabas e para a comunidade ítalo-capixaba. Desde a década de 90 a gente vem lutando por isso e agora essa conquista é fruto de diversos atores, desde o embaixador até o governador Renato Casagrande”, comemorou.

A estrutura no Espírito Santo tem função estratégica, pois o estado tem a maior colônia italiana do Brasil em proporção com a população. Atualmente, para solicitar algum tipo de serviço, as pessoas precisam viajar para o Rio de Janeiro.

“Existe uma demanda muito grande aqui por serviços para a cidadania italiana, pois temos de 60% a 70% de descendentes de italianos no Espírito Santo. Agora, quando a agência começar a funcionar, poderemos fazer tudo aqui”, concluiu Cilmar Franceschetto.