II encontro dos Vitivinicultores de Santa Teresa
No dia 29 de novembro no Senac acontece o 2º Encontro de Vitivinicultores de Santa Teresa. Entrega de registros e palestras sobre o panorama da produção de vinhos farão parte do evento.
A segunda edição do evento abre às 08hs do dia 29 com o credenciamento e apresentação musical. Às 09hs têm início a apresentação das vinícolas, em seguida há os depoimentos e a entrega dos registros das vinícolas no Ministério da agricultura (MAPA), aos produtores da região de Santa Teresa: Sergio Sperandio e família da Casa dos Espumantes; Vinícius, Sandro e Divanir da Vinícola Tabocas; Carlos, Maria Goretti e Oriana da Vinícola Tomazelli e Firmino e família da Vinícola Labiata são os registrados.
Ás 10hs acontece a palestra “o panorama das propriedades de vitivinicultores de Santa Teresa em relação à produção de uvas com João Dimas Garcia da Embrapa-RS e às 11hs é a vez do catarinense Stevan Grutzmann com a apresentação do panorama das vinícolas de Santa Teresa em relação à elaboração de vinhos.
O Vitivinicultor Vinicius Corbelini da Vinícola Tabocas diz que o evento é de uma importância histórica não só para Santa Teresa, mas para o Espírito Santo, pois somos pioneiros, a vitivinicultura está nascendo graças à cultura continuada dos descendentes daqui de Santa Teresa, o berço do vinho no estado, Fixação do homem do campo através da agroindústria familiar, está inserida no produtor artesanal contexto agrícola, uvas originárias daqui, isso agrega valor, riqueza, identidade, personalidade que vão melhorar o produto final, vinhos de ótima qualidade como estamos produzindo, o fato curioso é que estamos recebendo o registro de uma vinícola que já têm duas medalhas de prata a nível de Brasil, fecha com chave de ouro. A região já nasce com um potencial vocação espantosa para vinhos de alta qualidade.O evento está consolidando o trabalho dos produtores da região Abrindo novos horizontes e perspectivas de geração de riqueza renda e principalmente turismo, sabemos que as vinícolas são o motor do turismo no mundo e acaba gerando um valor imenso no contexto local, gerando riqueza para o estado,
Para o presidente da Associação dos Vitivinicultores de Santa Teresa (Avist) Eliton Stanger Matiello explica que haverá entrega simbólica dos registros do MAPA para as vinícolas Tomazeli , Labiata , Tabocas e Casa dos Espumantes. Esse é só o começo das ações programadas para as Vinícolas aqui de Santa Teresa .Elaboramos um plano com algumas ações que pretendemos desenvolver para continuar avançando.. Uma das ações acontece na semana anterior ao evento, quando estaremos recebendo 2 profissionais da área de produção das uvas e um enólogo para formalizar um relatório de nossa atual situação para ajudar nos planejamentos dos próximos anos. Eles estarão palestrando tendo como base a leitura que farão de nosso panorama. Paralelo a isso também estamos em parceria com o Ifes de barracão para um viveiro de produção de mudas de uvas , jabuticaba, citros , plantas ornamentais e para reflorestamento também. O viveiro tem o objetivo de fornecer material genético de alta qualidade adaptadas para nossa realidade. O outro trabalho é a formatação em forma digital da rota das vinícolas e o site da Avist associação dos vitivinicultores de Santa Teresa em projeto piloto que irá ajudar muito a divulgação do rota das vinícolas e posteriormente também estender a todos os potenciais turísticos da região dando maior comodidade para nossos visitantes .Finalizou.