GeralSlide

Quais são suas metas e objetivos para 2020?

Por Jonas Mendes

Janus foi um deus romano que deu origem ao nome do mês de janeiro e representava as mudanças e transições, sendo que era representado por duas cabeças idênticas, uma olhava para trás, representando o passado e a outra, mirando o futuro.


Na vida não conseguimos esquecer todas as perdas e derrotas. Mas podemos viver sem aquilo que nos fez sofrer nos atrapalhando em nosso presente ou futuro. Existem pessoas que vivem lamentando por aquilo que perderam. Precisamos ter alvos na nossa vida. Se alcançarmos 70% dos nossos objetivos, poderemos até ficar tristes pelos 30% que não foram alcançados. Mas se não tivermos nenhum alvo, o que alcançaremos?


“Pare de olhar para onde esteve e comece a olhar para onde pode estar.” Somos chamados a olhar para frente. Apenas voltamos o rosto, para nos lembrar de quais erros não devemos cometer no futuro. Mas parar para lamentar e ficar pensando no que poderíamos ter feito ou não, é um terrível desperdício de energia e reflexão.


O Apóstolo Paulo deixou muito claro sobre o que pensar do passado, na sua carta aos Filipenses: “Esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus” (Filipenses 3:13,14). Jamais poderemos ter pensamentos alegres acerca do futuro enquanto alimentamos as tristezas do passado. Phillip Raskin mencionou: “Aquele que desperdiça o hoje lamentando o ontem desperdiçará o amanhã lamentando o hoje.”


Não temos permissão para mudar o passado, mas não precisamos condenar o nosso futuro por causa dele. Lembre-se sempre, o melhor ainda está por vir! Existem pessoas que apenas vivem da reputação do passado, ou se lamentam por aquilo que o passado lhes tirou. Mas os verdadeiros “bons tempos”, ainda irão acontecer.


O cristão é ministrado diariamente pelo Espírito Santo a renovar sua esperança. Isto é, acreditar sempre que o presente está construindo um futuro melhor. Ainda não entoamos nossas melhores canções. Ainda não pintamos o nosso melhor quadro, ainda não demos a nossa melhor risada. Repare no que aconselha o sábio Salomão em Eclesiastes 7.10: “Nunca digas: Por que os dias do passado foram melhores que os de hoje? Porque não é sábio fazer esse tipo de pergunta.” Nunca permita que o passado ocupe todo o seu presente. Evite pensar demais no passado. Não há nada tão distante quanto uma hora atrás. Saiba que o seu passado jamais se igualará ao seu futuro. Não há futuro para quem vive no passado. Deus te abençoe!