Do hospital para o Cemitério
Alfredo Tomazelli Filho
Quando, contratado pelo Governo do Estado em 2008 para iniciar a reforma do prédio do Hospital São José que se encontrava muito depredado por moradores de rua, só havia entulho, água, ratos e mosquitos, era o que havia lá.
Os vândalos retiraram portas, janelas, pias, vasos, ferragens, componentes elétricos etc… A cena era arrasadora.
Limpamos tudo, fizemos a destinação final de todo aquele entulho e lavamos todos os andares e só então, tivemos condições de iniciar as obras.
O São José que quase todos nós conhecemos naquela capelinha do antigo Hospital São José (hoje Hospital Central ) estava jogado e bastante danificado no meio de toda aquela depredação e abandono.
Eu e o meu engenheiro, Edson Barreto ( in memóriam) resgatamos o São José e mandamos restaurar. Assim que ficou pronto, guardei o santo em minha casa.
Lembro-me de ter reclamado com alguém do Governo do Estado, sobre a ausência da Capelinha no projeto da reforma do Hospital, e assim poder retornar o Santo para o lugar de origem, porém recordo-me da resposta – “O estado é laico“ quer dizer, com a variedade de religiões e crenças, não teria mais espaço para a Capelinha e o Santo.
Um belo dia pensei: “Vou doar este Santo para a localidade de São José em Santa Teresa, ele está sem lugar e com certeza vai ser bem acolhido pela comunidade local”.
Quando transportei de minha casa para lá, deixei na casa de meu primo José Elias Tonini, que na época comentou que havia um projeto de construção de uma Capela e que ele e a esposa iam conversar com o Pároco da região para acomodar o Santo nesta Capela.
Com o transporte e o peso, o Santo teve pequenos danos que o José Elias e a esposa trataram de fazer os reparos na restauração a princípio feita.
Hoje é com muita satisfação que podemos registrar, que o prefeito de Santa Teresa concluiu a Capela na localidade de São José, e a imagem de nosso São José lá está muito bem acomodado.
Abraços a todos moradores de São José e que Deus e São José os abençoe.