Country Club, herança do povo
Por Dr. Zurlo
Contando com a adesão de 100 pessoas, que era o número de subscritores constante da relação arquivada, o SANTA TERESA COUNTRY CLUB foi constituído no dia 24 de junho de 1967. Posteriormente, houve outras adesões. (Inclusive, em 06 de julho de 1979, associou-se Antonio Angelo Zurlo, sendo Cr§8.000,00 o valor do título). 1967 também é a data que consta do respectivo Estatuto. Pela relação dos participantes constata-se que tais associados eram pessoas importantes naquela época e residentes em diversas regiões do Estado do Espírito Santo, conhecedores do local, quer pessoalmente ou por informação de terceiros. O que mais atraía era o meio ambiente: Uma área coberta por floresta nativa, próxima à Cidade de Santa Teresa, banhada por um córrego que descia lá do alto da montanha, sonorizando o local. Certamente daí, foi que surgiu a denominação Country club cuja interpretação sugere clube do campo, rústico, campestre. Atualmente, esse córrego não é mais aquele. Sob o efeito da ocupação, com abertura de locais para aproveitamento da água, a nascente ficou reduzida e a qualidade não é mais a mesma.
A área era visitada e admirada por muitas pessoas, principalmente da população local, que ali se divertia, inclusive nos banhos, naquele tanque formado pelo córrego de água pura. Mas, o investimento necessário para preparar o espaço, adequando-o, foi postergado, e, aos poucos, perdeu a finalidade. Assim, foi encerrando essa maravilhosa Associação e o ambiente local ali permanece até os nossos dias. Da preservação ambiental, resulta a natureza que exerce benefícios, sem nada exigir, a não ser o respeito que ela merece!
O que ainda resta, também, é a esperança de que nossas autoridades mantenham seu papel, quanto à necessária vigilância que o meio ambiente necessita e merece.