Casos positivos de Covid-19 são questionados pela população
Nas últimas 48 horas apareceram mais 4 casos notificados do vírus chinês em Santa Teresa de acordo com o boletim da secretaria de saúde do município. Os casos foram para o boletim estadual e compõe estatística nacional sem ter o resultado comprovativo do teste para o vírus. Os resultados positivos estão sendo divulgados com base apenas em “Inquérito epidemiológico dos sintomas”.
As redes sociais ferveram neste sábado (11) com a notícia de mais 3 casos de covid-19 na cidade, os internautas questionavam a rapidez do diagnóstico, pois na sexta feira eram 2, no sábado eram 3 e no domingo apareceu mais um.
A Comerciante Joice Marrochi em resposta à questionamentos no facebook escreveu: “Novos casos surgiram ontem e hoje (sexta e sábado) e a vigilância epidemiológica seguiu as normas de investigação epidemiológica definidas no Guia de Vigilância. Os casos foram fechados com critérios laboratoriais e no inquérito epidemiológico realizado nos contatos próximos do caso positivo que demonstrou sintomas que comprovam, de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde, que esta pessoa também está positiva para o covid-19. Destacamos que todos os casos investigados são lançados no sistema de informação nacional”. Explicou.
O recepcionista Gabriel Braun diz que questiona o diagnóstico. “O que me causou estranheza é que até ontem eram só dois casos de investigação e hoje saiu três positivos”.
Sergio Mognato diz que estão usando critérios que depois podem ser descartados. “Se for fazer diagnósticos por inquérito de suspeita, teremos centenas de pessoas com casos confirmados”.
O advogado Fábio Gabriel, diz que é momento da prefeitura através da Semsa fazer a rastreabilidade em caráter de urgência. “Só divulgar e ficar inerte não traduz os anseios da sociedade”. Aponta.
O serralheiro Odonias José diz que é preciso monitorar as entradas da cidade. “Todos os demais municípios ofereceram meios para ajudar a população e monitoram as entradas, porém aqui o que se vê é silêncio e omissão por parte do poder público”. Afirma.
O Empresário E.G.S diz que falta fiscalização. “Não entendo porquê a alguns comércios e lojas abrem e outros não, porquê que a prefeitura não oferece nem máscaras nem álcool gel para os funcionários, isso já é maldade”. Afirma.
O artista Wilker Zamprogno diz que pessoas estão chegando na cidade. “Fui na padaria pela manhã, só havia eu e os funcionários, de repente entra uma pessoa perguntando onde acharia carne de churrasco e cerveja pra comprar, pois estava chegando em Santa Teresa e estava indo para o seu sítio, estamos expostos”. Desabafou.
Zelber de Freitas diz que não adianta decretar isolamento na cidade e não controlar as fronteiras. As portas estão abertas para os visitantes nos contaminarem, onde está a responsabilidade dos gestores?” Reclama.
Ivone Gabriel afirma que a cidade entra e sai turistas todos os dias. Cadê a fiscalização para não deixar entrar outras pessoas, porque aqui não tinha ninguém com este vírus, até então”. Conta.
Mauro César Evangelista diz que falta comunicação. “Porque o órgãos de saúde municipal, que julga ter conhecimento de como combater o Coronavírus, não transferem seus conhecimentos e usam suas inteligências para levar aos meios de comunicação, palavras de esperança, tranquilizando cidade. Falar que pessoas estão sendo curadas, que a secretaria de saúde estará a disposição e está oferecendo o suporte para aos infectados. Levando as informações a importância do distanciamento social e as prevenções do isolamento das pessoas de risco com visitações e etc.. Entretanto, minha indignação que ouvimos nas suas publicidades, pânico e desespero. Já não basta o que o povo já sofre com perdas de seus empregos, dívidas e a incerteza do amanhã?”. Conclui.
Pedimos informações detalhadas para a secretaria de saúde do município, que ainda não respondeu, por conta do feriado, mas assim que enviar suas considerações atualizaremos aqui a matéria.