Geral

Comitê se reúne para ditar as regras de funcionamento em Santa Teresa

Por  Fernanda Salles

Na manhã desta quarta (22), o Comitê Intersetorial se reuniu na Câmara Municipal para orientar os comerciantes de Santa teresa sobre as regras de funcionamento. Bares, restaurantes e comércios que funcionam à noite, continuam fechados.

O comitê Intersetorial de enfrentamento ao Covid-19, se reuniu na manhã de quarta feira (22) na Câmara Municipal apenas para passar algumas orientações aos estabelecimentos comerciais da cidade. Foi apresentada uma demanda do pessoal da Hamburgueria e cachorro quente, que trabalha justamente no horário da noite, mas o comitê não entendeu o problema deles e não concedeu permissão para abrirem, depois das 17 horas só delivery.

Foi sugerido por alguns membros que se fizesse aferição da temperatura nas barreiras sanitárias, coisa que outros municípios estão fazendo. Porém alegaram que o município não dispõe de termômetros. Segundo o que foi explicado, o Governo do Estado vai enviar o equipamento para realização desse monitoramento. 

Os templos voltam a abrir normalmente. às 13 hs houve uma reunião somente com os ministros do evangelho, onde foi passado apenas orientações sobre as regras de uso dos espaços. Ás 16 hs o encontro foi com a rede hoteleira com a mesma finalidade.

Os bares e restaurantes apresentaram uma proposta de flexibilização para abrir seu estabelecimentos, mas o conselho foi taxativo: “Só abre aqueles comércios previstos no decreto estadual”.

Na noite de domingo (19) a secretária de saúde de Santa Teresa, Andréia Passamani, havia convocado o Comitê Intersetorial através do grupo do Whatsapp para uma deliberação de urgência que a situação exigia. Na ocasião foi deliberada a abertura do comércio local nos moldes do decreto estadual

Decisão do governo

A decisão de Casagrande se deu a partir de um Mapa de Gestão de Risco, os municípios do foram divididos conforme o risco de contágio: “baixo risco”, “risco moderado” e “alto risco”.

Com os dados coletados até esta sexta-feira (17), o Espírito Santo tinha 23 casos confirmados a cada 100 mil habitantes. Ou seja, todos os municípios abaixo desse coeficiente estarão no Risco Baixo; os que estiverem entre 23 e 34,9/100 (até 50% acima) estarão no Risco Moderado e todos que tiverem acima dos 35 casos a cada 100 mil habitantes (acima dos 50%) estarão no Risco Alto.

Com essa classificação, nos municípios de “baixo risco”, a abertura dos comércios foi liberada e as prefeituras devem orientar a população para não acontecer aglomerações e os cuidados necessários para conter o vírus. Os trabalhadores desses comércios devem usar máscaras.

Nos municípios de risco moderado, o comércio também poderá funcionar, mas os funcionários e clientes serão obrigados a usar máscaras. Nos municípios com mais de 70 mil habitantes, o comércio terá que funcionar em dois turnos diferentes. As prefeituras que irão organizar esses turnos.

GV continua fechado

“A Grande Vitória e Alfredo Chaves são “risco alto” e os municípios que fazem fronteira, apesar de não terem uma grande quantidade de casos, receberam “risco moderado” por causa desse risco maior de contágio”, explicou o governador.

Nos municípios com alto risco de contaminação pelo novo coronavírus, o comércio continuará suspenso até a próxima semana, quando a situação será reavaliada. Veja no fim da matéria as medidas anunciadas para cada grupo de cidades.

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408