CulturaSlide

Paróquia de Santa Teresa presta homenagem à Festa da Penha

Em Santa Teresa no domingo (19) houve carreata de duas comunidades que têm Nossa Senhora da Penha como padroeira.

Neste ano a maior manifestação religiosa do Espírito Santo completa 450 anos, este ano por conta do coronavírus, a festa ganhou um formato digital. A Festa da Penha está associada à identidade cultural e histórica do Espírito Santo. Um selo comemorativo foi criado em parceria com os correios e estará impresso em todas as peças de divulgação do evento. De acordo com Frei Marcos, o selo têm a imagem do Rosário, fiel companheiro das preces e caminhada dos romeiros e representa a Fé, união e devoção do povo capixaba e foi lançado em setembro do ano passado. “Com o Rosário os católicos meditam sobre a peregrinação de Jesus Cristo neste mundo, unidos pelo fio da Fé”.

Santa Teresa

A paróquia de Santa Teresa esteve em consonância com as homenagens aos 450 anos da Festa da Penha, Padroeira de duas comunidades no município.

WhatsApp-Image-2020-04-23-at-00.04.06-1 Paróquia de Santa Teresa presta homenagem à Festa da Penha

A comunidade Nossa Senhora da Penha de Alto Várzea Alegre seguiu em carreata com a Imagem de Nossa Senhora até a sede do distrito de Várzea Alegre passando e seguindo até a Comunidade São Sebastião.

Na sede também na comunidade da Penha prestou sua homenagem em carreata pelas ruas do Centro seguindo até a sede da comunidade que leva o nome da padroeira.

De acordo com o advogado Kleber Medici, este ano, diante da impossibilidade de aglomeração de pessoas em razão da pandemia,  após a missa on line celebrada pelo Pároco Frei Willian, a  imagem de Nossa Senhora da Penha visitou  todos os bairros da sede do Município, com  transmissão ao vivo pelo Youtube.  “Os vídeos disponibilizados nas redes sociais registraram o imenso carinho e devoção de Santa Teresa pela Virgem da Penha”. Afirma.

O locutor Marcelo Lima que animou a carreata disse que como profissional e devoto esteve feliz e emocionado em participar da homenagem. “A Festa da Penha é um momento especial de fé do povo capixaba. Neste momento delicado de pandemia, onde as pessoas não podem ir até a igreja, levar a imagem de Nossa Senhora da Penha até as pessoas em carreata, foi uma forma de fortalecer a esperança e a fé em dias melhores”. 

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408