Xô Corona intensifica Ação de controle em Santa Teresa
Barreiras foram montadas nos principais acessos da cidade. A vigilância Sanitária distribui máscaras e orienta, conforme o caso, os procedimentos a serem tomados para evitar o contágio pelo covid.
Por conta do aumento do número de infectados pelo novo Coronavírus, A secretaria de Saúde através da vigilância Sanitária, intensificou o controle nas barreiras sanitárias, montadas nos principais acessos de Santa Teresa com o objetivo de estar orientando sobre as normas para evitar o contágio pelo Covid-19.
O comerciante Oldair Toffoli diz que deveria ter um disk denúncia, uma equipe de plantão com treinamento e proteção adequada pra agir de imediato e impedir as aglomerações. “Ação com fiscais, PMs, exército, aeronáutica ou voluntários. Essa é a hora de agir, se o vírus vencer essa barreira, a situação se complica nos hospitais e cemitérios, se tivessem feito isso no dia que liberaram a lotérica, não teria aparecido tantos casos”. Afirma.
A secretária de planejamento Samira Sperandio diz que a operação #xocorona realizada ao longo do feriado efetivou diversas atividades das quais podemos destacar:
1) uma equipe da prefeitura realizou barreiras sanitárias nas três entradas da cidade, com o objetivo de orientar todos os motoristas, pois não temos respaldo legal neste momento para proibir as pessoas de ir e vir.
2) Uma equipe da Secretaria de Saúde, esteve nas ruas sexta e sábado, das 10 as 16 horas, no comércio local, conscientizando as pessoas sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras, como evitar aglomeração, quais as regras para cada estabelecimento permanecer aberto, como organizar filas e etc. Essa equipe distribuiu máscaras as pessoas que não tinha, ao todo foram distribuídas cerca de 500 máscaras.
3) Os fiscais circularam em todo o município durante todos os dias atendendo o disque denuncia, porque tem pessoas que permanecem 24 horas todos os dias recebendo as denuncias e distribuindo para os fiscais e a polícia militar.
4) Foi mantido o plantão de 24 horas da vigilância epidemiológica, com profissionais trabalhando em todo o feriado para acompanhar o perfil epidemiológico e o atendimento aos casos suspeitos, suporte técnico para a rede de saúde e outras atividades. Pois monitoramos todos os casos do município e também de pessoas de outros municípios que procuram no nosso hospital.
5) Uma equipe de profissionais ficaram de sobreaviso para suporte em situações que exigir maiores intervenções.
6) Outra equipe ficou escalada para situações de sepultamentos para casos suspeitos ou confirmados de COVID, pois já temos situações de pessoas que já moram há algum tempo fora de Santa Teresa, mas possuem seus jazigos aqui. E existem regras sanitárias para esse procedimento.
7) Foram realizadas pela gestão reuniões para analisar os cenários e discutir outras ações. Então grupos de trabalho são acionados como sala de situação e o serviço de comando operacional, formados por servidores e gestores da Prefeitura de Santa Teresa.