Geral

Capixabas ganham Calçada da Fama

Os capixabas agora podem ajudar a eleger pela internet os esportistas que entrarão para a Calçada da Fama. A participação popular foi a principal alteração do decreto. 5 nomes entrarão por ano na galeria dos famosos.

Por Evandro Seixas

Prevista para março deste ano, a inauguração da Calçada da Fama com a homenagem às 10 primeiras personalidades, precisou ser suspensa devido a pandemia do coronavírus. Agora com alterações que inclui a participação popular, o Decreto nº 4641-R, que dispõe sobre a criação da Calçada, foi publicado no Diário Oficial no dia 30 último.

A principal mudança no texto trata da participação do público na escolha final. A partir de agora, dos cinco eleitos para compor a Calçada da Fama anualmente, três serão eleitos pelo júri técnico e dois serão escolhidos pela internet, em votação aberta, onde todos podem participar.

Calçada da Fama

A Calçada da Fama, que vai homenagear grandes atletas e personalidades do esporte capixaba, está em fase final de construção no entorno do ginásio poliesportivo Paulo Valiate Pimenta, em Vitória, na Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport).

Capixabas de todas as partes do Estado e demais amantes do esporte poderão ajudar a eleger os paratletas, técnicos e outras personalidades esportivas que tiveram sucesso em suas carreiras e influenciaram positivamente o esporte no Espírito Santo, que serão imortalizados na Calçada da Fama.

Mudanças no Decreto

A principal mudança no texto trata da participação do público na escolha final. A partir de agora, dos cinco eleitos para compor a Calçada da Fama anualmente, três serão eleitos pelo júri técnico e dois serão escolhidos pela internet, em votação aberta, onde todos podem participar.

Outra alteração importante diz respeito a ampliação do júri técnico que passa de cinco para 20 pessoas, como informa o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Júnior Abreu.

“São mudanças importantes que fizemos para valorizar ainda mais aqueles que serão eternizados na Calçada da Fama. Apesar de ter sido ampliado, o júri permanecerá totalmente técnico, sendo composto, em sua maioria, por jornalistas e cronistas esportivos que lidam diretamente com o esporte, além de presidentes de federações, secretários municipais de esportes e homenageados em anos anteriores”, detalha.

Como vai funcionar?

A primeira parte da votação da Calçada da Fama será feita exclusivamente pelo júri técnico. Cada um dos 20 membros da Comissão de Avaliação vai escolher cinco nomes, totalizando um máximo de 100 nomes possíveis.

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408