CulturaSlide

3º Festival de Cinema de Santa Teresa acontece em Julho

Por Luisa Lubiana

O 3º Festival de Cinema de Santa Teresa (Fecsta), 2020, acontece de 23 a 25 julho e será totalmente online.

Sob os riscos do coronavírus, manter o festival online é um grande serviço para a cultura e um estímulo para que a população fique em casa.

A programação do 3° Fecsta – Festival de Cinema de Santa Teresa tem a proposta de ser híbrida e transversal, valorizando a arte, tradições locais e as manifestações populares. Três dias de festa multicultural com sessões de cinema,oficinas de capacitação, palestras, shows, bate papo com artistas convidados e o que mais a criatividade anunciar. 

A Terceira Edição do Fecsta é um evento realizado pela Satírica Filmes Produções e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Santa Teresa, da Secretaria de Estado da Cultura (Funcultura) e acontece de 23 a 25 de Julho de 2020.Tivemos 507 filmes inscritos, vindos de 21 estados brasileiros. Ao longo de três dias, 36 curtas-metragens de 14 estados brasileiros serão exibidos em 06 mostras competitivas: 

Mostra Livre 1 e 2  – A  Escola Vai Ao Cinema  – Censura livre , destinada aos alunos da Secretaria Municipal de Educação de Santa Teresa.

Mostra  Beija-flor : obras  com censura acima de 12 anos

Mostra Frenética 1 e 2 :filmes para maiores de 16 anos, que tratam temáticas como feminicídio, homofobia e injustiças sociais, podendo conter cenas de sexo e violência.

Mostra Índios – Esplendor e Resistência: criada em 2019 e segue nesse ano de 2020, homenageia povos originários, realizadores indígenas e temas ambientais. 

Os troféus serão concedidos para o melhor filme ficção, melhor documentário, melhor animação, melhor filme eleito pelo Júri Popular,melhor filme capixaba, duas menções honrosas e o melhor filme do festival, segundo o Júri Técnico.

Artes plásticas sempre fizeram parte das edições do Fecsta e em 2020 a artista convidada é Maruzza Valdetaro, com a exposição “Carne Seca”, inspirada nos moradores de rua.

Maruzza reflete, nesta Exposição ^Carne Seca^, o sublime e o luminoso. As palavras Louvação, Doação, Compaixão, transbordam por toda a obra.

Ano que vem a exposição segue para o Porto em Portugal na Galeria AL859 – Ars Longa Vita Brevis Associação Cultural, onde iniciamos, ano passado, o intercâmbio cultural do Fecsta com esta galeria acima citada levando a Exposição “Espelhos da Lua” da artista Gleciara ramos. É o Fecsta expandindo-se para a Europa através das Artes Plásticas. 

Além das oficinas, outras atrações estão confirmadas: 

Teremos as palestras: “Patrimônio Histórico” com Patricia Bragatto -“A Politização no Cinema contemporâneo!com Cintia Braga  e Ceci Alves, “Dos Irmãos Lumières a Netflix – Cinema e Educação” com Ermeson Vieira e “Reflorestamento , Rios e Nascentes” com Alessandro Chakal, 

O Fecsta oferece as oficinas de “Gravação e Edição em celular “com o Fernando Paschoal Paschoal – “Elétrica e Iluminação Para cinema” com Antônio dos Anjos e “Cartografia Afetiva do Rio Jucu” com Fabíola Melca.

O Festival  traz como convidadas especiais a  filósofa Viviane Mosé e a atriz Letícia Sabatella para um bate papo

Temos, ainda,  o lançamento da Animação “Centaura” de Luiza Lubiana, que acontece fora das mostras competitivas.

 Para encerrar o Festival,  após a premiação, temos a live da Banda Brezinski Point se apresenta na Praça Duque de Caxias.

Se increva no Canal noYoutube

https://www.youtube.com/channel/UCROvRJaCDuqn1qJLyKjHPXg

Pagina no facebook

https://www.facebook.com/search/top/?q=fecsta%20-%20festival%20de%20cinema%20de%20santa%20teresa

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408