Projeto capixaba é finalista na Campanha Nacional da Embrapa
O projeto “Cochinhos em Curva de Nível” da prefeitura de Atílio Vivácqua é finalista da Campanha Nacional de Combate à Erosão da Embrapa. Click no link https://youtu.be/71FXzIH-r3Q e curta o vídeo e o seu “gostei” contará como voto para eleger o vencedor. Vote.
Um projeto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Atílio Vivácqua que incentiva a construção de estruturas para captação de água em propriedades rurais está entre os 4 finalistas da Campanha Nacional de Combate à Erosão, promovida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). É o único representante capixaba na final.
Trata-se do projeto “Cochinhos em curva de nível” que visa promover a recuperação de pastagens e solo com erosão no município.
É o que explica o pedagogo Márcio menegussi menon, também formado em técnico em Agropecuária e secretário de meio ambiente de Atílio Vivácqua. “Convocamos a todos os capixabas para participar desta campanha, é necessário lembrar que temos de abrir os olhos para o nosso solo, que produz o nosso alimento. Se não cuidarmos de nossa terra, perderemos, a cada ano que passa, toneladas de solo. Para se ter ideia, um centímetro de solo leva entre 200 e 300 anos para ser formado. O solo tem a mesma importância da água, por exemplo, para a sobrevivência do nosso planeta. Nós precisamos cuidar do solo” . Destaca.
Os trabalhos selecionados estão disponíveis para votação pública, em formato de vídeo, no canal da Embrapa no YouTube. Para votar no “Projeto Barraginhas”, basta acessar ao link https://youtu.be/71FXzIH-r3Q Combate à erosão hídrica do solo com a tecnologia de curvas de nível com “cochinhos” e clicar em “Gostei”
A votação começou na última sexta-feira (5) e vai até as 12h do dia 29 de junho. O vencedor será o vídeo com mais curtidas.
Menegussi conta que o desenvolvimento e adequação do projeto “Cochinhos” se deu a partir de uma formação na Embrapa de Sete Lagoas (MG) em 2018. “Percebi que a ideia dos cochinhos seria uma boa solução para nossa região que é muito alta e começamos enquanto secretaria, a fazer experiências colocando os cochinhos em nível e em linha reta, fomos melhorando e hoje está sendo adotado por cada vez mais produtores”. Explica.
Experiência de Deserto Feliz Localizada na comunidade de Deserto Feliz, em Atílio Vivácqua, a propriedade rural de Eliezio Lima Dias foi uma das contempladas pelo “Projeto com três barraginhas e três linhas de cochinhos em curvas de nível. A construção dessas estruturas para captação de água foi concluída em março. O projeto foi orientado está sendo tecnicamente assistido pela equipe da secretaria de Meio Ambiente de Atílio Vivacqua,