Amizade é tudo!
Entrevista com agricultor José Lafaiete de Freitas Oliveira
José Lafaiete se colocou como pré candidato a vereador pelo município de Santa Teresa pelo partido da Mobilização Nacional (PMN), da deputada Janete de Sá e tem como pré candidato à prefeito o Dr. Waldyr Loureiro.
Benquisto na região, morador de Córrego Seco no distrito de Santo Antônio do Canaã, casado com Vanderléa Valandro, José Lafaiete de Freitas Oliveira, 44 anos, se diz “um homem abençoado por possuir tantas amizades” . Segundo dos sete filhos do casal Geraldo de Souza de Oliveira e Maria das Graças de Freitas Oliveira, único homem entre as irmãs, Zé Lafaiete nasceu em Santa Maria do Guaçuí – MG em 18 junho de 1976.
Santa Teresa Notícia – Há quanto tempo mora aqui em Santa Teresa?
José Lafaiete de Freitas Oliveira – Em Santa Teresa 33 anos, fazendo amizades verdadeiras, aqui casei obtive dois filhos, João lafaiete Valandro oliveira, 11 anos e Pedro Valandro oliveira 4. Sou genro de Evaristo Valandro.
Você disse que veio recém nascido para o ES?
Lafaiete – Sim. Cheguei aqui no Espírito Santo com 30 dias de nascido. Estudei na Escola Pluridocente do Córrego do Tesouro em Vila Valério, cresci jogando futebol, incentivado pela escolinha do professor Moisés Espíndula, vestia sempre a camisa 7.
STN – Você fala muito de seu pai, lembranças?
Lafaiete – Sim, guardo boas lembranças do meu pai, muito religioso e reto, ensinou-me a respeitar as pessoas e ser honesto, além de tantas outras coisas valiosas como rezar o terço. Nos levava nos parques de diversão e também o circo, eu adorava os palhaços e comer maçã do amor. Mas o que mais ficou marcado, foi as vezes que ele levava a gente para a igreja. Meu pai veio em 1988 para o Alto Santa Júlia, que nesse tempo ainda era Santa Teresa trabalhar como meeiro de Evaristo Bridi e posteriormente para Alto Caldeirão, onde fixamos residência e foi lá também que meu pai morreu em 2004 de infarto fulminante.
STN – Conte nos um pouco sobre sua infância e juventude
Lafaiete – Comecei a trabalhar na roça desde muito cedo aos 07 anos, meu pai nos levava todos para a roça, éramos meeiros de uma pessoa que tenho um enorme carinho por ele, Luiz Muller lá do Córrego do Tesouro.
Minha juventude eu passei em Santa Teresa, vim pra localidade de São Brás em São João de Petrópolis com 12 anos. Depois mudamos para Alto Caldeirão onde vivo até hoje. Sempre valorizei minhas amizades e conservo elas todas até hoje, naquele tempo tinha o time Cruzeirinho, técnico era o Darly Hilgert o Telê Santana, comecei no aspirante e chegue a ser titular, como meio de campo, fiz muito gol, difícil a competição que não trouxesse troféu, Lembro de um jogo contra o Flamengo Junior, nós perdemos de 2×1, o gol foi meu, em Santa Maria de Jetibá.
STN – Qual o motivo de seu ingresso na política como pré candidato a vereador?
Lafaiete – Me lancei como pré candidato para trabalhar com foco na agricultura, pois existem comunidades que são menos favorecidas e esquecidas, exemplo é os carreadores que que precisam de manutenção para escoar a produção, os agricultores de Santa Teresa não têm esse direito, somente uma meia dúzia têm acesso às máquinas, os agricultores têm que implorar e mesmo implorando, não passam. Isso têm que acabar porque é injusto.
As comunidades não têm voz e os líderes não são consultados pelo gestor, na minha opinião falta gestor, O interior está esquecido, temos muitas estradas que não basta encascalhar, têm que calçar, aqui não fazem apesar dos programas rurais.
Meu sonho é que o produtor rural não precise se humilhar para conseguir uma melhora numa estrada, ou limpar uma caixa seca, Desejo o melhor para todos os teresenses, acho que não devemos privilegiar um grupo, mas todos, é isso que eu quero e acho que toda Santa Teresa quer. Gostaria de ver Santa Teresa desenvolvida, Têm comunidades aqui do município que têm problemas fáceis de resolver, mas não são atendidas, isso precisa acabar.
STN – Qual seu diferencial ou habilidade?
Lafaiete – Tenho capacidade de resolver as coisas e contando com essa habilidade quero ajudar minha classe que são os agricultores, acredito que serei um bom parlamentar.Farei o que for possível para ver Santa Teresa desenvolvida.Defenderei os agricultores com todas as forças, na saúde e na educação, o povo do interior.Necessitamos de alguém com pulso firme para representar as comunidades.Como produtor rural quero lutar pelos menos favorecidos reconhecendo nossa potencialidade turística. Também as madeireiras merecem atenção especial pois geram empregos e renda . Necessitamos de renovação política, já é hora dos homens bons entrar em campo e contribuir para o município e não com seu bolso.