Santa Teresa ganha o 15º heliponto do estado
De acordo com o Diário Oficial da União foi homologado em Santa Teresa o 15º heliponto do estado. O percurso entre a cidade dos colibris e a Serra dura 15 min., para Vitória 18, e Vila Velha 22 minutos.
Helicópteros são meios de transporte fascinantes e possuem diversas vantagens, um dos pontos interessantes é sua versatilidade, que tem reflexo direto nas condições e locais de pouso e decolagem destas aeronaves que assim como aviões, possuem locais específicos de pouso e decolagem.
A demanda pessoal por esse mercado só cresce. Para se ter uma ideia, o Brasil é líder no ranking mundial de frota de helicópteros urbanos. Atualmente, existem aproximadamente 430 helipontos disponíveis em todo o País. Em Santa Teresa foi homologado o 15º heliponto do estado, conforme publicação do Diário Oficial da União – Portaria Nº 586, de 03 de Março de 2020, regulamentado por todas as agências reguladoras do Brasil.
Estamos falando do Heliponto Grotta del Caravaggio (SDGU), apto para pousos e decolagens diurnas e noturnas. Está localizado na Grotta del Caravaggio no Circuito Caravaggio, município de Santa Teresa – ES, nas coordenadas geográficas: 19° 54′ 49″S / 040° 39′ 26″ W), próximo a Igreja de N.S. do Caravaggio.
A engenheira Amábile De Carli diz que o heliponto vem agregar como mais um aparelho turístico de Santa Teresa. “Além de contribuir com o turismo pode servir ainda de apoio socorrista, como uma remoção de emergência” Explica.
A redação conseguiu uma entrevista com o engenheiro e empresário João Luis De Toni Junior, autor da iniciativa. Confira.
Santa Teresa Notícia – De quem foi a ideia?
João Luis De Toni Junior – O responsável pelo empreendimento sou eu mesmo, De Toni Junior, cidadão ítalo-brasileiro, sou especialista em Gerenciamento de Projetos com ênfase em Gestão Política e Planejamento Estratégico.
STN – Como surgiu o empreendimento?
De Toni – A idéia nasceu em um vôo de helicóptero com minha esposa pelo litoral do Nordeste, foi quando percebemos uma oportunidade, que poderia unir qualidade de vida das cidades cheias de natureza com a rotina das grandes metrópoles em poucos minutos.
STN – Quem executou o projeto?
De Toni – A execução foi feita pela Gheppio Incorporação Sustentável, empresa especializada em Construção Sustentável, Paisagismo Inteligente e Território Planejado, gerida pelos sócios Engenheiros João De Toni e a esposa Amábile De Carli.
STN – Qual o objetivo de trazer esse tipo de serviço, um Heliponto?
De Toni – A ideia principal é agregar para o desenvolvimento da cultura teresense, fomentar o turismo e atrair empreendimentos alto padrão, assim como abrir fluxo para um novo tipo de transporte facilitando o acesso de Santa Teresa no Espírito Santo com economia de tempo e praticidade. O heliponto está liberado para entidades públicas de socorro ou emergências.