Entrevista com o secretário de obras e infraestrutura de Santa Teresa José Roberto Netto
Santa Teresa Notícia – Como está a experiência à frente da secretaria de obras e infraestrutura?
José Roberto Netto – Em se tratando da secretaria de obras é sempre um desafio, pois a desobstrução de bueiros, também são de nossa competência, e o município de Santa Teresa é de grande extensão territorial com mais de 3 mil e quinhentos quilômetros de estradas vicinais, é a secretaria responsável pela manutenção dessas estradas, que permitem escoar nossa produção agrícola. Mas estamos com boa performance, mantendo o cronograma em dia.
STN – Quais os distritos com maior carência?
JRN – Todos ao mesmo tempo, tanto a baixada quanto o alto, na baixada temos Santo Antônio do Canaã, São João de Petrópolis, Várzea Alegre, Córrego frio, Pedra Alegre Taianga, Santo Hilário, 25 de Julho, no alto temos, aparecidinha, Lombardia, Santo Antônio, Encantado, Rio Saltinho, e nesse tempo estamos ainda fornecendo suporte à secretaria de agricultura que teve dificuldades com estradas por causa das chuvas, pois como graças a Deus choveu muito, então ajudamos a Semad na manutenção dos carreadores, Pois a Semad também nos ajuda quando precisamos, pois para um melhor desempenho, é necessário ajuda mútua das secretarias, do contrário não funciona, graças a Deus as secretarias são bem integradas no sentido de apoio.
STN – As chuvas fora de tempo atrapalharam?
JRN – Sim. Nós estávamos com a região de Várzea Alegre quase toda pronta e a região de 25 de Julho toda prontinha para o pessoal trabalhar, e aí choveu 120 milímetro nas cabeceiras, desceu uma tromba d’água e as estradas foram todas danificadas, estamos refazendo o trecho e ao mesmo tempo que estamos fazendo a região de Caldeirão, partiremos em seguida para o Encantado, Rio Saltinho, região que choveu menos.
STN – quais as obras em andamento?
JRN – A unidade Saúde da Família (USF) em Caldeirão que já está em fase de acabamento, estamos fazendo o reboco e dentro de 6 meses a comunidade deve estar recebendo a unidade de saúde.
Também já foi assinada a ordem de serviço para a calçada cidadã do Jardim da Montanha, já começamos a limpeza dos espaços. A troca das lâmpadas da cidade, estamos trocando as convencionais por leds buscando uma economia na conta de energia. E o asfaltamento da subida do cemitério com previsão de entrega em 120 dias.
STN – Qual o segredo para uma boa gestão?JRN – Acho que o diferencial de nossa gestão é o diálogo, tanto interno como com outras secretarias, temos que valorizar quem nos ajuda, exemplo se não fosse minha equipe administrativa e o subsecretário João Luchi para me dar suporte, eu nada faria, eles são as minhas mãos e meus pés. Em campo fazemos reuniões frequente buscando meios de ser mais eficiente, buscando ideias de como melhorar, trabalhando também em conversa com os produtores e suas demandas, sozinho nada funciona.