Geral

Brasil vai propor investigação sobre conduta da OMS durante Pandemia

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, afirmou durante a reunião ministerial do dia 9, que propôs a governos de diversos países que a Organização Mundial de Saúde (OMS) seja investigada em razão das frequentes mudanças de posicionamento e da falta de transparência da entidade.

“Para isso, estamos propondo, junto com outros países, uma investigação e um processo de reforma da OMS. Estamos conversando com a Austrália, com a União Europeia e com outros países para esse imprescindível exame do que aconteceu e do que está acontecendo com a OMS”, afirmou.

O chanceler citou o caso recente das pesquisas com a hidroxicloroquina como uma das ocasiões em que a entidade “foi e voltou” em suas decisões o que, segundo o ministro, “causa preocupação”.

“Em todos esses aspectos a OMS foi e voltou, às vezes mais de uma vez, e isso nos causa preocupação. Isso é um problema sistêmico, não é acidental. Por que? Temos que analisar. É um problema de influência de atores políticos na OMS? É uma questão de métodos de transparência?” completou.

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408