Geral

Homenagem a Waldyr Loureiro

Por Luiz Alberto Barcellos

A história da cidade de Santa Teresa, no Espírito Santo, começou em 1875, quando chegaram os primeiros imigrantes de língua italiana trazidos pela Expedição Tabacchi. As correntes migratórias provenientes da Itália continuaram e os colonos dedicavam-se à agricultura, tendo de início, além da cultura do café e cereais, realizado algumas experiências bem sucedidas, semelhantes às culturas do Trentino, pátria de origem de muitos imigrantes, tais como a videira e o bicho da seda. Mas a cultura que se desenvolveu de fato foi a do café, que perdura até hoje como principal produto agrícola da região. Santa Teresa é uma das regiões de montanha mais procuradas do estado não só pelo agradável clima, mas, principalmente, pelo jeito alegre e acolhedor dos descendentes de italianos.

Esta semana, o município completou 146 anos e teve homenagem póstuma a um dos políticos mais ativos de toda região, o ex-prefeito Waldyr Loureiro de Almeida. Sr. Waldyr começou na vida política em 1962, quando se elegeu para vereador. Sua atuação à frente do legislativo municipal foi tão ativa que se elegeu prefeito já na eleição seguinte, em 1966. Ao todo foram três gestões: 66-70, 78-82 e 88-92. No seu primeiro mandato ele mudou o cenário da educação do município. Criou o transporte escolar gratuito e as escolas convergentes, localizadas em pontos estratégicos de cada micro região rural, para onde convergiam os alunos. Com isso, o prefeito acabou com as escolas unidocentes, onde um único professor dava aula para todas as turmas na mesma sala de aula.

A primeira a ser inaugurada foi a Escola Convergente de Santa Julia. Este conceito foi implantado em todo o município e contribuiu para uma educação de qualidade para as crianças do campo, evitando o êxodo.

O sistema deu tão certo que foi implantado em todo o estado e serviu de modelo para o Brasil. Pelo ineditismo de todo o projeto, Sr. Waldyr foi homenageado pela Universidade Federal do Espírito Santo e por universidades na França e Estados Unidos.

Mas ainda vale citar algumas das ações que o tornaram único frente a administração de Santa Teresa. Criou a guarda mirim, com objetivos culturais e ecológicos. Ele realizou o Primeiro Encontro Ecológico Internacional, a Semana de Arte com apoio da Universidade Federal do Espírito Santo, e criou a Festa do Imigrante, atualmente um dos maiores eventos do Estado!

Na homenagem dessa semana foi inaugurado um busto em bronze do ex-prefeito Waldyr Loureiro de Almeida de frente para a nova fachada da prefeitura do município de Santa Tereza. A solenidade com pouca gente e com as devidas precauções, teve como anfitrião o prefeito Gilson Amaro e como convidados especiais o filho, o médico  cirurgião Edson Loureiro, um dos mais renomados do país, palestrante de inúmeros congressos internacionais (compadre deste colunista), o outro filho, o advogado Waldyr Loureiro. Também presente, o neto Arnor Del Rei Gama Loureiro, Marlene Porcheri, primeira dama de Santa Teresa, o deputado Dary Pagung e Maria Cleuza Fardin. Uma justa homenagem a um dos maiores nomes do nosso estado.

Parabéns Santa Teresa, parabéns querida família Loureiro, gente da melhor qualidade! O prefeito Waldyr Loureiro de Almeida foi casado com a querida Sidleya Denicolli com quem teve três filhos, os médicos Edson e Valéria e o advogado Waldyr Junior. Como eu já disse “Tutti buona gente!”

Inaugurado um busto em bronze do ex-prefeito Waldyr Loureiro de Almeida de frente para a nova fachada da prefeitura do município de Santa Teresa

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408