Meio AmbienteSlide

Plantio Brasil Homenageará as vítimas do covid 19

O segundo Mutirão Nacional de Plantio de Árvores, Plantio Brasil, acontece em setembro e deve homenagear as vítimas da pandemia.

Por Seixas Baré

Em 2019 foi realizado o primeiro mutirão nacional de plantio de árvores chamado Plantio Brasil.

O mutirão aconteceu em setembro, durante a semana da árvore, mas por conta das diferenças de clima e época de plantio árvores em diversas regiões do Brasil, acabou se estendendo até outubro. 

O coordenador do Plantio Brasil, Carlos Humberto de Oliveira conta que o primeiro mutirão Plantio Brasil alcançou 60 municípios do Espírito Santo e 12 estados brasileiros. Carlos diz que o sucesso do movimento levou a organização a melhorar a estrutura e motivou a busca de parcerias sensíveis à causa ambiental, com a finalidade de realizar 3 mutirões este ano.  “Foi uma experiência fantástica, não esperava um resultado tão expressivo. O mutirão foi idealizado em uma pequena cidade do interior do Espírito Santo, Santa Teresa, a cidade de Ruschi, juntamente com o maior plantador de árvores capixaba Nilton Broseghini e acabou se tornando um movimento nacional”. Explica. 

Carlos Humberto explica ainda que o segundo mutirão ocorreria no dia internacional das Florestas e dia mundial da água em 21 e 22 de Março respectivamente, o segundo em Junho por ocasião do dia mundial do meio ambiente e o último em Setembro no dia nacional da àrvore. “Com essa pandemia foi impossível realizar a ação de Março e de Junho e por conta disso estamos organizando o segundo mutirão para o mês de Setembro.

Esse mutirão têm um diferencial, até por causa do contexto que estamos vivendo com a pandemia covid-19. Temos enfrentado um duro golpe na saúde pública em função do coronavírus com muitas pessoas perdendo seus ente queridos e amigos, sem ao menos poder se despedir, ter uma digna homenagem de despedida por conta da série de protocolos criados por causa do risco de contágio. É um quadro triste porque além de perder um familiar ou amigos, não têm aquele momento de poder dividir, compartilhar a dor. Pensando nisso trouxemos para o Plantio Brasil esse sentimento, e relacionar a perda com o plantio de uma árvore que significa o nascimento de uma vida, têm essa representação da vida estar se frutificando à medida que a planta cresce a partir de uma semente, uma muda. A ideia é trazer à memória as vítimas do covid -19 deste país. Oferecendo uma árvore para cada vítima do vírus”.

Como participar

O interessado deve preencher o termo de adesão informando o local do plantio. E para aqueles que tiveram membros da família mortos durante a pandemia, haverá um cadastro para quem quiser indicar um amigo ou parente vítima para receber uma homenagem do Plantio Brasil. Não precisa informar endereço, apenas nome, data de nascimento, falecimento, cidade e estado. 

Carlos explica ainda que esses dados estarão na árvore a ser plantada.

“Os grupos de plantadores de árvores dos respectivos estados e cidades irão receber os nomes dessas pessoas que serão homenageadas. Também estaremos estimulando os próprios familiares e amigos a fazerem essa homenagem ás vítimas do coronavírus. Todas as ações serão documentadas em vídeos e fotos”. Conclui.

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408