ColunistasSlide

Utilidade Pública Digital

Por Marcelo Domingos Neto

Recentemente o Google Play Store removeu 25 aplicativos maliciosos de sua loja; aparentemente esses softwares eram inofensivos, disfarçados de ferramentas de tarefas básicas como App de lanterna, edição de fotos, vídeos, mas que na verdade a principal função era roubar os dados de login da conta do facebook do usuário.

Após a instalação e execução do programa, abria-se uma página falsa do facebook, e caso a mesma fosse preenchida, automaticamente os dados eram salvos nos servidores dos hackers, permitindo assim que eles entrassem posteriormente na conta do facebook da pessoa para cometerem seus crimes.

Os aplicativos maliciosos que foram removidos do Play Store são: Accurate Scanning of QR Code, Anime Live Wallpaper, Classic Card Game, Color Wallpapers, com.tqyapp.fiction, Composite Z, Contour Level Wallpaper, Daily Horoscope Wallpapers, File Manager, IHealth Step Counter, IPlayer & IWallpaper, Junk File Cleaning, Padenatef, Pedometer, Plus Weather, Powerful Flashlight, Screenshot Capture, Solitaire Game, Super Bright Flashlight, Super Flashlight, Super Wallpapers Flashlight, Synthetic Z, Vídeo Maker, Wallpaper Level, Wuxia Reader.

Teoricamente quando um App é removido da loja do Google, instantaneamente o mesmo é desinstalado do smartphone, porém se você instalou um dos aplicativos citados, vale a pena conferir se seu celular está livre do software malicioso e até mesmo alterar a senha da conta do facebook.

Hackers utilizam contas de facebook para cometerem pequenos crimes como por exemplo, utilizar informações de cartões de crédito ou PayPal do usuário para efetuarem pequenos pagamentos em anúncios, em sites de apostas e até mesmo promoverem seus sites com conteúdos criminosos.

Diante disso, antes de instalar qualquer aplicativo no smartphone ou computador, faça uma pesquisa sobre o software, pois como vimos, o fato de o mesmo estar na Play Store, não significa que seja confiável.

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408