GeralSlide

Cocô na Ladeira

As redes sociais estiveram fervendo em Santa Teresa neste final de semana com um vídeo postado no Facebook onde aparece casas sendo invadidas por esgoto in natura, devido erros na execução da reforma da Ladeira Fortunato.

As obras de Asfaltamento da Ladeira Fortunato que começa no trevo do bairro Vila Nova e segue até a Fazenda Clube têm gerado polêmica e críticas quanto à execução da obra. Moradores do entorno têm reclamado do meio fio e da drenagem que dizem não existir.

esgoto-9-copiar Cocô na Ladeira

O problema parece ter chegado ao ápice no dia 27, quando que a rede de esgoto estourou espalhando cocô pelo asfalto abaixo, invadindo a oficina dos gêmeos e a casa de Carlos Alexandre Barth, (Xandy) que postou no facebook um vídeo que mostra os esgoto cru invadindo as propriedades. O esgoto entrou nas propriedades pela inexistência de meio fio no local.

Leomar Caetano, o Bola, diz que se pode esperar mais problemas oriundos da falta de planejamento. “Desde o início das obras, estou questionando a falta de um projeto de drenagem, mas nunca tomaram providências, obras feitas de qualquer jeito, sem respeito com a população, não se pode esperar outra coisa, onde está o projeto de drenagem?”. Questiona.

O engenheiro Mário Sérgio Silva, diz que por questões de segurança devem ser observadas as regulamentações que dispõem sobre a altura do meio fio. “O meio fio deve ter de 15 a 17cm de altura, e isso é função e responsabilidade do engenheiro da obra”. Explica. O vereador Professor Giovane Prando entrou com um requerimento solicitando à prefeitura o projeto de drenagem da obra

Crédito errado

Não demorou muito para que a equipe da construtora que executou a obra do asfalto aparecesse e começasse a levantar o meio fio com a finalidade de evitar novos transtornos. 

Carlos Alexandre Barth, mais tarde agradece ao Gilson e Zú Amaro pela agilidade em ir atrás dos responsáveis. e logo após  um comentário de Edimar Hermógenes reclamava os créditos da visita de funcionários da construtora.

esgoto-5 Cocô na Ladeira

Edimar contou que por sorte o dono e o engenheiro da construtora almoçavam com ele, quando pelas redes sociais ficou sabendo do acontecido na subida da Fazenda Clube, e pediu ajuda o pessoal atingido. Hermógenes contou ainda que a falha na obra não era da competência da construtora que executou a obra da cobertura Asfáltica, mas da empresa responsável pela drenagem. A versão foi confirmada pelo Sr. Alvaro responsável pela empresa responsável “Apenas quis ajudar, atendendo a um pedido de um amigo, mas a responsabilidade é de quem fez a drenagem, nossa empresa foi contratada apenas para realizar a cobertura de asfalto”. Confirma.

Entramos em contato por e-mail com a assessoria de comunicação da prefeitura pedindo informações sobre o projeto de drenagem, mas até o fechamento desta edição não houve retorno.

Nivaldo Lepaus X Mário Góes

As obras de revestimento asfáltico da Ladeira Fortunato têm gerado outras polêmicas nas redes sociais, uma delas foi o atrito entre o vereador Nivaldo Lepaus e o morador do bairro do Eco, Mário Lúcio Góes.

Tudo começou quando o vereador Nivaldo Lepaus divulgou um vídeo nas redes sociais rebatendo as críticas dos moradores que observavam a falta de adequada drenagem de forma ir diminuindo o fluxo pluvial até chegar no bairro vila Nova. pois a baixada que recebe a água fluvial da ladeira inunda com pouca chuva.

No vídeo, o vereador afirma que o problema do alagamento do entroncamento da Vila Nova e o bairro alvorada não têm solução e diz que o caso pode piorar. “Todo dia tanto eu como o Gilson estamos conversando com o fiscal da obra e ele garantiu que a drenagem vai ficar boa, mas eu garanto para o pessoal da Vila Nova que não vai acabar aquele alagamento perto do Verde Verde, pois há 20 anos eu já desviava o ônibus pelo Alvorada por causa desse problema, não vai ser agora que vai solucionar, pode melhorar mas pode piorar também….Uma obra daquela não tinha condições de fazer o manilhamento desde lá de cima e quebrar o asfalto e jogar dentro do rio, muito difícil isso aí ninguém ia conseguir fazer, é uma obra muito boa, mas pode trazer transtorno também, isso aí é evidente”. Conclui Lepaus. 

Mário Góes em resposta ao vereador aponta defeitos na execução da pavimentação asfáltica de quase 1 milhão de Reais, alegando falta de drenagem e fazendo críticas ao vereador que afirma que o problema não têm solução.

Pelo Facebook o vereador Leppaus rebate as críticas de Mário Lúcio  comentando: “Vou botar a manila na sua boca seu babaca para você chupar a água otário quando você me encontrar conversamos”. Em seguida Mário Góes rebate o comentário com outro vídeo: “Nós lutamos por liberdade de expressão, conquanto não afete a moral de ninguém, mas o comentário desse político, mostra que eles não suportam escutar críticas, isso é uma vergonha para a cidade de Santa Teresa, tentar intimidar o cidadão”. A polêmica já alcançou milhares de visualizações no Facebook. Confira no link: https://www.facebook.com/594493510612970/posts/3365328126862814/?sfnsn=wiwspwa&extid=dFEQFFvcW0qn6UJK&d=w&vh=e 

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408