Geral

8ª Cia troca de comando em Santa Teresa

Fotos: Cláudia Brum

A 8ª Companhia Independente da Polícia Militar com sede em Santa Teresa trocou de comandante na manhã de quinta feira (27) no cerimonial da Escola Superior São Francisco de Assis (Esfa). A solenidade contou com a presença do coronel Arilson Martinelli e comandantes das Companhias que integram o Comando de Polícia Ostensiva (CPO) Serrana, 4 prefeitos (Santa Teresa, Santa Leopoldina, São roque e Itaguaçu), a representante do Ministério Público Dra Vera Lúcia M. Miranda, o oficial de reserva ex comandante geral da Polícia Militar, Coronel Carlos Magno Nogueira, além de outras autoridades municipais e estaduais.

P1010032-300x180 8ª Cia troca de comando em Santa Teresa
Pedido para apresentação da tropa feito pelo  subcomandante da 8ª   Cia, Capitão Sonimarcos Zucolotto ao coronel Ailson Martinelli,             comandante do CPO serrano.

Deixa o comando da 8ª Cia para integrar o subcomando da CPO Serrana, o recém promovido tenente coronel Geovanio Silva Ribeiro e assume o major Sergio Luiz Aniquini.

P1010050-300x143 8ª Cia troca de comando em Santa Teresa
O major Sergio Luiz Aniquini se apresentando enquanto    ouvia seu curriculo.

O tenente Coronel Geovanio agradeceu a forma como foi acolhido em Santa Teresa, ao MP e à colaboração de seus comandados na pessoa do capitão Sonimarcos Zucolotto. Geovanio resumiu seu trabalho de um ano e meio à frente da 8ª Cia com dois momentos extremos, segundo ele, um de alegria e outro de profundo pesar: a alegria de assumir o comando de uma Cia da PMES e o pesar de perder um de seus comandados, o sargento Marcos, morto em Santa Maria de Jetibá durante a greve da PM. Lembrou ainda em seu discurso, a redução dos homicídios durante seu comando passando de 21 (2015) para 14 (em 2016).

P1010015-e1493333235418-300x224 8ª Cia troca de comando em Santa Teresa
O tenente  coronel Geovanio Ribeiro passa o                     comando para o major Sérgio Luis Aniquini .

Sergio Luiz Aniquini assumiu o comando dizendo que o país vive momentos de crises institucionais e liderar é o grande desafio a ser vencido, “É necessário rever conceitos, questionar crenças e mudar atitudes, vivemos recentemente uma guerra onde só houve perdedores e a nossa instituição já não é mais a mesma”. Aniquini falou ainda da responsabilidade da 8ª Cia que tem 115 mil vidas e patrimônios sob sua proteção. “Assumo o compromisso de estar aberto a novas idéias e tentar implementar novas estratégias para aproximar mais a PM da comunidade. Como cidadão, é preciso ter certeza que ao ligar para a polícia, serei atendido”. afirmou.

P1010054-230x300 8ª Cia troca de comando em Santa Teresa
 O comandante da CPO Serrana,            coronel Arilson Marcelo Martinelli.

O comandante da CPO Serrana, coronel Arilson Marcelo Martinelli em seu discurso de encerramento enfatizou que a PMES segue o viés comunitário e não há efetividade na polícia, se essa não conhecer os problemas da comunidade, segundo o coronel, Não há como trabalhar a segurança sem o apoio das instituições, principalmente do Ministério Público. “Não há sucesso ou fracasso individual, por isso é necessário o trabalho em conjunto. por isso foi preciso criar o Comando de Polícia Ostensiva (CPO) da região serrana, municípios com culturas e relevos semelhantes. A polícia também é parte da comunidade, somos a comunidade, o cidadão é o que sabe melhor dos problemas locais, em suma, precisamos atender os clamores da comunidade e nessa jornada temos que nos reinventar todos os  dias”. Concluiu.

P1010027-300x115 8ª Cia troca de comando em Santa Teresa
Autoridades do município e de toda a região centro-serrana presentes na solenidade de passagem de comando da 8ª Cia.

CPO serrana

0bc5353e-f_O-300x164 8ª Cia troca de comando em Santa Teresa
Comandantes do CPO serrano e autoridades reunidas em Venda Nova do Imigrante sede do comando. Foto: Prefeitura de Venda Nova do Imigrante http://vendanova.es.gov.br/website/site/Noticia.aspx?id=1002

O Comando de Polícia Ostensiva (CPO) serrana, vai coordenar 4 unidades operacionais: 14º Batalhão, 2ª, 6ª e 8ª Cia independente que atendem a 18 municípios: Brejetuba, Ibatiba, Iúna, Irupi, Ibitirama, Muniz Freire, Laranja da Terra, Afonso Claudio, Conceição do Castelo, Venda Nova do Imigrante, Domingos Martins, Marechal Floriano, Itaguaçu, São Roque, Santa Teresa, Itarana, Santa Maria de Jetibá e Santa Leopoldina. De acordo com o coronel Martinelli, o CPO da região serrana foi criado com o objetivo de aproximar a polícia do cidadão para atender o conceito de polícia interativa, filosofia da Polícia Militar do Espírito Santo.

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408