PolíticaSlide

Carta Compromisso ao povo teresense


     Bola 17000 Humildade e Transparência

  Coligação “Juntos por um novo tempo”  45


           “Todo poder emana do povo” Art. 1§1 da Constituição, parágrafo único.
bola-final-1024x1024 Carta Compromisso ao povo teresense

Eu, Leomar Junior Caetano, CNPJ 39.083.693-0001-69,  Bola para os amigos. 

Em fidelidade e respeito aos meus eleitores, escrevo esta carta aberta de intenções, para que o eleitor possa efetivamente estar cobrando o eixo do programa/agenda relativo ao mandato que estou me candidatando.

É uma carta compromisso, uma apólice para meus eleitores, que confiaram no meu intento. Agora mais maduro, trago na bagagem o saber dos anos, e dos estudos que fiz para entender a nossa resplandecente cidade de Santa Teresa.

Com essa percepção, me esforçarei para contribuir da melhor forma para a justiça social e desenvolvimento de nosso povo em todos os setores da vida.

Acredito que, se o povo votar na legenda 45 “Juntos por um Novo Tempo”, votará numa gestão interessada no bem comum.

Lista das ações que pretendo desenvolver na Câmara Municipal nos próximos 4 anos, tendo como meta a  fiscalização da aplicação do dinheiro público – Será um compromisso cotidiano, a fiscalização do dinheiro público e do andamento das obras.

                                              Que Deus nos Abençoe !!

Propostas:

AVATAR Carta Compromisso ao povo teresense

Terceira Idade

  • Vovô Digital – Propor a criação de um programa de treinamento para idosos aprenderem a operar um smartphone. Há muitos idosos que não sabem mexer em um celular android por achar difícil ou por acanhamento deixam de viver o cotidiano da internet.

Saúde – 

  • Programa Meu Doutor – Criação por Lei de assistência especial aos idosos e deficientes. Proposição de Projeto Lei (PL) que prevê assistência ao idoso com uma unidade móvel para ir até às comunidades, evitando deslocamento deste para exames de praxe como exames de sangue, urina, Pressão arterial, diabetes e outros.

Cultura – 

  • Projeto Lei de incentivo à cultura “Virgínia Tamanini”, visando promover a produção dos artistas locais distribuindo prêmios para aplicação em editais no município.
  • Proteção aos artistas locais – Propor alteração do termo de referência do edital dos eventos produzidos dentro do município de forma privilegiar o artistas locais nos contratos municipais.

Interior

  • Homem do Campo – Fiscalizar e cobrar o patrolamento de todas as estradas vicinais de Santa Teresa, pois devemos reconhecer a importância prioritária do homem do campo. “Garantir o acesso até à porta de casa é dever da secretaria responsável.”

Meio Ambiente – 

  • Prêmio Augusto Ruschi – Lei de incentivo às boas práticas em sustentabilidade e exemplos de projetos que visem a preservação e conservação do meio ambiente.
  • Propor a Elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – (PMGIRS) como meio de erradicação da diarréia e infecções intestinais causadas pela água. Promovendo através da Lei 12.305/10 a geração de emprego e renda e emancipação cultural. 
  • Projeto Lei para a criação do “Horto Municipal Augusto Ruschi” com sementeira e estrutura para produção de mudas nativa, e criação do grupos “Catadores de sementes” projeto de Nilton Broseghini.  
  • Reciclagem empreendedora – Promover estudos no sentido de aproveitar o pó de serra (residual da indústria do eucalipto) e a própria madeira para o desenvolvimento de produtos a partir desta matéria prima, como: brinquedos, tijolo ecológico ou artesanatos.
  • Propor estudos de viabilidade para a Recomposição da Mata Ciliar do Rio Timbuí na zona urbana como medida para acabar com mosquitos, assoreamentos e evaporação. Pretende com esta medida, recriar a biota, concedendo mais qualidade ambiental ao nosso meio.

Administração

  • Sugerir a criação do Conselho da Cidade – Que é uma ferramenta de controle social prevista no estatuto das cidades pelo decreto  nº 5.031. É um órgão de caráter consultivo e deliberativo  vinculado ao gabinete do prefeito formado por integrantes da sociedade civil organizada e poder público, com o objetivo de auxiliar o prefeito nas decisões importantes ou relevantes.

Moradia

  • Quero Casa – proposição do Projeto Lei visando um convênio com o governo federal para instituir um programa municipal de aquisição da casa própria, ou inclusão no Programa Federal  “Minha casa, minha vida” em Santa Teresa, pois a cidade possui um alto déficit habitacional. Além disso possui um dos aluguéis mais caros do estado. necessitamos corrigir isso. Vou lutar utilizando os instrumentos jurídicos da constituição para trazer ou criar um programa de aquisição de casa própria para os teresenses que precisam sair do aluguel. 
  • Um dos maiores e urgentes problemas que têm que ser resolvidos em Santa Teresa  é a regularização fundiária. Vamos fazer as nossas leis. 
  • Vou lutar para a melhoria das habitações das famílias de baixa renda. Precisamos regulamentar esta lei Federal, LEI. 11888/2008, que assegura às famílias de baixa renda assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação aqui em Santa Teresa.

Turismo 

  • Incentivar o profissionalismo no Centro de Apoio ao Turista, onde as pessoas que nos visitam possam obter informações gerais sobre a cidade, como transporte, endereços, serviços, plantões de farmácia e outros de forma fácil, visível e com placas indicativas e guias trabalhando nos principais pontos de cultura.
  • Paisagismo – Sugerir estudos para a composição de paisagismo ou fazer um concurso para eleger os padrões arvo arquitetônicos de paisagem.
  • Propor uma lei de incentivo que possa premiar o empresário que investir em infraestrutura turística na cidade, gerando mais responsabilidade e participação da iniciativa privada no cenário público.
  • Propor ao executivo local o aproveitamento dos potenciais turísticos dos mirantes, construindo estruturas para contemplar a beleza cênica da região, que são dádivas de Deus que precisam ser cuidadas para que possam inspirar as almas dos visitantes e da população teresense com a beleza natural dos vales.

Estradas

  • Ser uma voz ativa na cobrança da manutenção das estradas e dos interesses do produtor municipal.
  • Contorno do Centro – Sabemos que há 20 anos há o problema do trânsito pesado que afeta a estrutura dos casarios, e do stress diário sofrido pelos moradores e dos prejuízos causados aos edifícios, sabemos que o contorno não foi feito por falta de vontade política. A negligência do poder público não pode e nem deve onerar os caminhoneiros que não têm nenhuma culpa na história. Portanto me comprometo a defender com urgência, a imediata reparação do dano social causado pela morosidade do Estado.
  • Guarda Mirim – Criação da Guarda Mirim Municipal que entre outras atribuições poderá auxiliar na educação patrimonial e como agente de trânsito.

Saúde animal

  • Considerando o alto número de animais abandonados em Santa Teresa: Propor ao executivo criação de um Centro de Zoonoses com o objetivo de controle  de doenças transmitidas por zoonoses.
  • ações conjuntas entre a iniciativa privada e o poder público no sentido de promover tratamento e castrações dos animais de rua e encaminhamento para a adoção.

Acesso e transparência

  • Canal do cidadão – Criar uma página especialmente para reclamações e sugestões da comunidade. Todas as questões serão respondidas e pedidos encaminhados à mesa diretora.

Esporte

  • Incentivo a todo o ambiente esportivo tendo em vista o destaque do município no cenário esportivo mundial, exportando craques para o mundo em vários esportes. por isso vou sugerir ao município, a criação do Campeonato de categorias de Base “José de Anchieta Fontana”.

Assistência social

  • Propor ao executivo a criação de um Albergue Municipal para prover um repouso digno e seguro aos andarilhos e pop ruas em trânsito pelo mundo.

Acessibilidade

  • Uma das prioridades de luta será para o melhoramento do calçamento dos bairros e a construção de calçadas.
  • Considerando que desde a época do Tadeu Neves os morros de Santa Teresa estão esquecidos, quero defender esse povo, e minha prioridade é a escadaria do Morro do Ramiro, que há tempos não recebe benfeitoria do poder público e considerando que a mesma não possui iluminação nem corrimão, e por conta disso muitos acidentes já ocorreram no local e muitos idosos tiveram que mudar pela impossibilidade de locomoção na referida via. Por conta disso, quero propor a urgente revitalização da escadaria do morro do Ramiro com acesso pelo bairro alvorada. 

Todas essas pautas e matérias são resultado de minhas conversas com as pessoas do nosso cotidiano, tentarei ser um canal aberto para o interesse público.

logo Carta Compromisso ao povo teresense

                                                 Santa Teresa 25 de Outubro de 2020

Evandro Seixas Thome

Brasileiro, Tronco Aruake, Etnía Baré, nasceu em Manaus - AM em 1963, cursou filosofia no Colégio Salesiano Dom Bosco, foi legionário da Cruz Vermelha de 1987 a 2001, atualmente é técnico em gestão de resíduos sólidos, ambientalista pelo Observatório da Governança das Águas (OGA); Jornalista/editor do periódico mensal Santa Teresa Notícia (STN) em Santa Teresa-ES. Contatos pelo 27 99282-4408