Santa Teresa, o melhor passeio turístico da região serrana
Texto: Seixas Baré Foto: Tiago dos Reis
Santa Teresa, na Região Serrana do Espírito Santo, é uma cidade cheia de charme, perfeito para uma viagem romântica ou para quem procura paisagens deslumbrantes no clima de montanha.
Região escolhida pelos imigrantes, por conta do clima e geografia parecidos com de sua terra natal. Em Santa Teresa, uma das influências mais fortes é da cultura italiana.
A influência italiana inseriu na paisagem a arquitetura italiana, a gastronomia e as uvas e os vinhos que são um dos maiores atrativos turísticos do município.
Com cerca de 50 hectares de cultivo de uva, Santa Teresa é responsável por mais de 700 toneladas de uva por ano. Além da produção de vinhos finos como o Tabocas Madeira Cabernet Sauvignon, Safra 2017, conquistou medalha de ouro na @vinibraexpo Wines Of Brazil Awards 2020 e produção de uvas (Niágara Rosada e BRS Vitória), é possível também encontrar nos diversos circuitos, sucos, geléias e espumantes. Mas também têm a beleza do centro histórico, a Casa Lambert e o Circuito Caravaggio.
Pode ainda conhecer o Museu de Biologia Mello Leitão, obra do naturalista e cientista Augusto Ruschi, patrono da ecologia do Brasil, que desenvolveu na região diversas iniciativas de preservação da fauna e flora e acabou dando a Santa Teresa o apelido de Cidade dos Colibris. Cerca de 35% do território é coberto por Mata Atlântica preservada.
Para Tiago Reis do “Rotas Capixabas”, Santa Teresa é um lugar ideal para um final de semana perto de Vitória. São apenas 80 km que a separam a terra dos colibris da capital. é um privilégio de morar pertinho desse tesouro, Santa Teresa tem tantas e tão boas atrações que vale a pena investir um final de semana para conhecê-la, o difícil mesmo vai ser não querer voltar mais vezes.