Agência Consular da Itália abre dia 16 em Vitória
Um escritória consular (Sportello Consolare), será inaugurado em Vitória no dia 16 de Novembro. A agência Consular deverá facilitar a emissão de passaportes, vistos e autenticações. Com a sede na capital, os descendentes de italianos não mais precisarão ir ao Rio e Janeiro para realizar procedimentos consulares.
A tão esperada Agenzia Consolare d’Italia in Vitória começará a funcionar a partir do dia 16 de novembro. A informação é do Senador e Subsecretário do Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional, Ricardo Merlo.
A partir de agora será possível realizar emissões de vistos e solicitação de passaportes, atualizações de estado civil e autenticações. A impressão de passaporte e a emissão de cidadania italiana continuarão a cargo do Consulado-Geral da Itália no Rio de Janeiro, ao qual o escritório é subordinado. O Senador informa ainda que a inauguração oficial da Agência ainda não foi confirmada. “Ainda não está definida a data, mas entre 06 e 07 de dezembro devo ir, juntamente com o Embaixador (Francesco Azzarello) e com o Cônsul-Geral da Itália no Rio de Janeiro (Paolo Miraglia del Giudice), a Vitória para a inauguração oficial da Agência”, disse Merlo.
O coordenador do Movimento Associativo dos Italianos no Exterior (MAIE) no Espírito Santo, Thiago Roldi, disse que esta é uma reivindicação da comunidade capixaba desde a década de 90. A associações italianas do Estado sempre consideraram o fato de nossa abrangente cultura italiana não ser representada como deveria. “Ficamos muito aquém do que a Itália poderia oferecer a um estado com dois terços da população de origem italiana, além de nele estar localizada a primeira cidade fundada por italianos no Brasil.” As comunidades sentiram-se, por muito tempo, abandonadas. Durante esse período muitos pedidos foram feitos às instâncias de poder. Minha candidatura ao parlamento italiano também contribuiu para a descoberta de nossas legítimas demandas. Somado a isso, teve a subida, ao primeiro escalão do governo, do Senador Ricardo Merlo, que hoje é Ministro das Relações Exteriores, pessoa capaz e que conhece os problemas da rede consular em nosso estado. Ele identificou as necessidades e solicitou a inclusão no orçamento do Ministério do Exterior Italiano. Foi aprovado um concurso para contratar 300 pessoas, dentre as quais 2 para trabalhar trabalhar em Vitória. Essas 2 pessoas passaram por treinamento no Rio de Janeiro e irão trabalhar em período integral. O importante é que esta estrutura fará toda a análise de documentos que um Consulado faz, em menor porte. A ideia é que, a médio prazo, venhamos a ter um Consulado com Cônsul de carreira aqui no Espírito Santo. A Agenzia vai abrir todos os dias: nas segundas-feiras, das 9 h às 13 h, de terças às sextas-feiras, das 9 h às 13 h e das 14 h às 16 h. É uma vitória da comunidade italiana no Espírito Santo, um sonho e uma luta de todos ”, explica.
Agenzia Consolare
A Agenzia Consolare d’Italia in Vitória (Agência Consular da Itália em Vitória) funcionará no Edifício Conilon, em salas pertencentes ao atual Cônsul Honorário, Roger Gaggiato.
A implantação da nova instalação foi oficialmente anunciada em junho do ano passado durante uma visita da comitiva da Itália, composta pelo Embaixador italiano no Brasil, na ocasião Antônio Bernardini, e Paolo Miraglia del Giudice, entre outras autoridades. Visitaram alguns imóveis, para a escolha de qual iria abrigar a futura sede do escritório consular.
Serviços
Estarão disponíveis os serviços de emissão de documentos para fins de reconhecimentos de cidadania italiana, pedido de vistos para viagens, emissão de passaporte italiano, atualização de estado civil, entre outros.