Aquaviários fazem manifestação hoje
A categoria reclama falta de amparo na legislação e suas jornadas de trabalho são desgastantes e irregulares, os manifestantes seguirão rumo à Assembléia Legislativa do Estado.
A partir das 8h, em frente à Capitania dos Portos, o Aquasind – Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Aquaviário do ES realizará uma manifestação reivindicando mais atenção dos órgãos competentes, da Justiça e da Sociedade. De lá, eles seguem para a Assembleia Legislativa.
.
A principal reivindicação é por melhorias nas condições de trabalho. Hoje a categoria pratica jornadas desgastantes e irregulares (já que não têm amparo legal na legislação vigente ou norma coletiva), de até 72 horas ininterruptas e com equipes reduzidas (com até 3 tripulantes quando o necessário seriam no mínimo 6 para revezamento de atividades). Esta combinação propicia acidentes como o que aconteceu recentemente em Guarapari, quando um rebocador bateu e três tripulantes foram lançados ao mar, um deles ainda não foi encontrado, assim como a embarcação.
.
O sindicato promete uma manifestação pacífica e com grupo pequeno de trabalhadores, respeitando o momento de pandemia e seguindo rigorosamente os protocolos necessários para evitar a propagação do SARS-CoV-2.